15 estados brasileiros são representados na sexta edição da mixtape Cena Independente

Capa feita pelo Raphael Tataia, do blog piauiense Uptune

Final/Começo de mês é tempo de mixtape nova da Cena Independente. Falamos mais a fundo sobre ela há algum tempo e soltamos a coletânea de maio há não muito tempo. A vez agora é das indicações de junho se espalharem internet afora, fazendo com que muita gente conheça as novidades musicais mais bacanas de todas as regiões brasileiras.

A seleção montada por blogs representantes de vários estados do país – e organizada competentemente pelo pessoal do FUGA Underground – volta cheia de músicas fresquinhas. São 15 faixas representando, obviamente, 15 estados. Abaixo, você encontra a mixtape para download e streaming, além de saber quais foram as indicações de cada blog e quais estados representam. Bom passeio:

Mixtape Cena Independente #6 – Download / Streaming:

(a capa da quinta edição do projeto sendo mostrada é bug do SoundCloud. O streaming está correto)

MINAS GERAIS: Meio Desligado

Câmera – Tulsa

indie rock

Câmera é atualmente uma das principais representantes do indie rock produzido em BH. Com dois EPs no currículo, a banda produz canções carregadas de melancolia, destacando-se pelas melodias e arranjos bem trabalhados.

Para quem gosta de: Real Estate, Atlas Sound, Pavement

Mais do Câmera no site oficial

SÃO PAULO: Move That Jukebox

Filipe C. – Crack of Love

pop/folk/indie

Em apenas sete faixas, o paulistano Filipe C. apresenta ótimas referências, mostra que é um baita músico, conduzindo todos os elementos de suas canções, e não te deixa escolha, ao fim de seu EP de estreia, a não ser colocar o disquinho num repeat quase eterno. Folk, indie, pop, rock e até tímidos toques de sintetizadores. Em “Silence EP”, Filipe esbanja domínio em vários territórios sem jamais deixar que um atrapalhe o outro – está tudo redondinho, em seu devido lugar.

Para quem gosta de: Pinback, Elliot Smith, Death Cab For Cutie

Mais de Filipe C. no Soundcloud

RIO DE JANEIRO: RockinPress

Isadora – Serenata

nova mpb

Acho interessante nome de pessoa em banda porque, simplesmente, engana. Ainda mais quando cinco marmanjos se chamam Isadora e tentam fazer MPB na terra da MPB. Enquanto a gente se satura de mesmices e comparações infundadas com Los Hermanos, eles simplesmente dedicam boas melodias para ouvidos atentos, embalados por uma voz doce e letras delicadas, como podemos ouvir em Serenata, faixa presente no álbum de estréia da banda, chamado de A Eletrônica e Musical Figuração das Coisas e lançado este ano.

Para quem gosta de: Chico Buarque, Vinícius Castro, Caetano Veloso

Mais de Isadora no site oficial

RIO GRANDE DO NORTE: FUGA Underground

Simona Talma – Nas Barbas do Profeta

indie pop

Em uma carreira de quase 15 anos como cantora e compositora, Simona Talma lançou seu primeiro disco somente em 2008. “A Moça Mais Vagal Que Há” trazia uma mistura de blues, jazz e rock que conquistou a crítica local. O sucesso de público, no entanto, só veio três anos mais tarde. Arriscando em uma linguagem mais pop, o Talma&Gadelha foi a grande revelação do rock potiguar no ano passado. Seguindo uma linha similar à de “Matando o Amor” (2011), “Nas Barbas do Profeta”, primeiro single de seu próximo disco solo, traz até um quê inesperado do indie pop ensolarado de bandas suecas como Hari and Aino ou mesmo o The Cardigans da época de “Rise and Shine”.

Para quem gosta de: The Cardigans, Ludov, Penélope

Mais de Sinoma Talma no Myspace

ESPÍRITO SANTO: Ignes Elevanium

Sol na Garganta do Futuro – Das Pulsações

experimental/poesia falada

Poesia falada encaixada em arranjos musicais, ou música encaixada em falas. Voz envolvente, performance teatral, música experimental são alguns detalhes desta, vejamos, “banda”, que assume uma trajetória tão diferente do habitual. Seu debut é “No meio e tudo: Espaço” (disponível para download), com um pouco de rock, sons eletrônicos, ritmos nacionais e coisas estranhas que soam bem.

Para quem gosta de: 3 Na Massa

Mais de Sol na Garganta do Futuro no blog

PERNAMBUCO: AltNewspaper

Ex-Exus – Estejam Sempre Aqui

porno rock/pós-mangue/freak mpb

A música “Estejam Sempre aqui” é o cartão de visitas do novo disco da banda pernambucana Ex-Exus, o nome do disco é “XÔ!” e sai ainda nesse ano. Com essa música eles convidam toda sociedade brasileira para seguirem seus passos, nem sempre corretos (longe disso), mas carregados de muita dúvida e confiança. A Ex-Exus é hippie, a Ex-Exus é pop, a Ex-Exus é reggae, a Ex-exus é rock! Antes disso tudo, eles ja estavam bem pirados, ansioso e bebados…

Para quem gosta de: Talking Heads, Lula Côrtes, Fernando Mendes

Mais de Ex-Exus no Soundcloud

BAHIA: el Cabong

Velotroz – Do Amigo

rock/MPB/tropicália

Uma das boas promessas da nova geração do rock baiano, a Velotroz prepara seu disco de estreia, mas antes soltou um novo EP, “Espelho de Sharmene”, com 4 músicas, que já mostra uma evolução na mistura de rock com MPB. Uma amálgama de sons, ritmos e influências que vai ganhando identidade e mostra que ainda há o que trazer de novidades neste universo da música brasileira. Guitarras gritando, percussão, teclados, cozinha no ponto e um vocalista de alto nível criam uma atmosfera especial…

Para quem gosta de: Caetano Veloso, Ronei Jorge, Gilberto Gil, Wado

Mais de Velotroz no site oficial

PARÁ: Música Paraense

Molho Negro – Mania de Perseguição

rock

O power trio Molho Negro lançou em janeiro o primeiro EP, “Rock!”, gravado no estúdio Rocklab (Goiânia), com um som direto e dançante, letras que falam de situações cotidianas com ar entre ácido e despojado e vocais ao mesmo tempo fortes e melodiosos. Formada por João Lemos (voz/guitarra), Raony Pinheiro (baixo) e Augusto Oliveira (bateria/vocais), a banda já está em pré-produção para mais um EP e acaba de ter um vídeo lançado pela produtora Greenvision (PA), para Mania de Perseguição.

Para quem gosta de: Danko Jones, Black Rebel Motorcycle Club, The Vines

Mais de Molho Negro no site oficial

MARANHÃO: Shock Review

Fúria Louca – Rock Fever

hard rock/heavy metal

Banda de hard n’ heavy cujo primeiro CD acaba de ser lançado. O álbum, também intitulado “Fúria Louca”, conta com 10 faixas produzidas de forma independente, que trazem claras influências do autêntico hard rock e heavy metal dos anos 80. Peso e atitude interpretados em refrões marcantes e riffs de guitarra que remetem ao tempo em que as bandas de metal se preocupavam em fazer hits, embalar festas e marcar a vida de toda uma geração. Não há espaço para o introspectivo, não há espaço para experimentações, não há espaço para a frivolidade radical e infantil. Para a Fúria Louca, o rock é rock!

Para quem gosta de: AC/DC, Accept, Motley Crue, Guns n’ Roses

Mais de Fúria Louca no Facebook

PARANÁ: Defenestrando

Subburbia – Can Be Dead

noise/pop/dance-punk

Sem demonstrar ser um grupo pretensioso, o Subburbia está entre uma leva de bandas curitibanas capaz de fazer o jornalista/blogueiro Lucio Ribeiro dar cambalhotas de alegria (por diversas vezes Lucio aclamou o grupo como “nossa nova banda favorita”). O Subburbia mistura rock sujo com referências visuais dos anos 90 sem dispensar algo que remeta ao pop atual. A despreocupação com uma afinação vocal impecável também é uma marca das músicas da banda e combina bem com a proposta musical do Subburbia. “Can Be Dead” está no EP “Pentagrama”, lançado no início do ano.

Para quem gosta de: Sleigh Bells, New Order, The Stone Roses

Mais de Subburbia no Bandcamp

ALAGOAS: Sirva-se

Katty Winne – Your Girl

indie rock

Caminhando numa fronteira entre o grunge e o indie rock, a alagoana Katty Winne esbanja atitude em suas músicas e apresenta uma sonoridade concisa e bem decidida, atitude de sobra dessa garota que vem ganhando espaço com um trabalho sincero. Sem preocupações mais apuradas com rótulos, Katty lançou recentemente seu segundo EP – “Molly Gun”, com 5 músicas. “Your Girl” se destaca pelo peso das guitarras e sua pegada garageira, vale a pena ouvir!

Para quem gosta de: Weezer, My Bloody Valentine, Sonic Youth

Mais de Katty Winne no Trama Virtual

MATO GROSSO: Factóide!

Veniversum – Catarse

rock

Em 2010, a Veniversum foi uma bem vinda novidade na cena, principalmente por sua divulgação através de Webtvs e mídias sociais, faz algum tempo que a banda tem estado inativa, mas no mês de junho resolveu lançar um EP que tinha pronto desde 2010. Não se sabe se é o prenuncio do retorno da banda, mas de qualquer maneira é um material muito interessante.

Para quem gosta de: Queens of Stone Age e Stone Temple Pilots

Mais de Veniversum no Soundcloud

GOIÁS: Alice Ilícita

Ultravespa – Motel Barato

rock ‘n’ roll/garagem dançante

Parece banda do sul, soa como banda do sul, mas é do cerrado. Fazendo um rock’n rollzinho honesto e sacana a Ultravespa e nossa indicada para essa edição da mixtape. O destaque vai pra música “Motel  Barato”, saca aquelas músicas que quando a gente ouve dá vontade de pegar a estrada? Pois é… No TNB da banda além dessa, tem mais 5 músicas pra download. Vale muito a pena conferir.

Mais de Ultravespa no TNB

RORAIMA: Som Independente

Ostin – Reflito

A banda Ostin despontou no cenário roraimense a alguns anos atrás com a proposta de trazer o som rock jovem para a cena local. A banda que atualmente é composta por Felipe Veras – Vocal, Neto Loureiro – Guitarra, Giovanni Souza – Baixo e Lucas Lucchesi – Bateria tem uma estratégia muito legal de lançar durante o ano singles para os seus fãs através da internet. Esse 2º single entitulado “Reflito” foi gravado no encerramento de 2011 e conta com a participação dos músicos Hugo Pereira e Arápa. Se você ainda não conhece a música de Roraima, sem dúvida a banda Ostin é uma ótima maneira para começar essa valiosa pesquisa.

Para quem gosta de: Fresno, Paramore, Nx Zero

Mais de OSTIN no Facebook

PIAUÍ: Uptune

Danilo Rudah – Armadilha

reggae/pop/mpb

Danilo interpreta a vida sob um ponto de vista particular, e num mundo cheio de idéias e pensamentos suas experiências e amores viram música em “Corações”, seu primeiro álbum solo, que traz no repertório canções que vão de reggae e baião a suaves baladas de amor. Amor que, aliás, é o principal tema das canções que farão parte desse trabalho que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2011.

Para quem gosta de: Bob Marley, Cidade Negra, Gilberto Gil

——————————————————————-

Conhece ou tem algum blog de novidades musicais nacionais que não é dos estados listados acima? Tá a fim de fazer parte da Cena Independente? Mande um email para: mixtape.cenaindependente@gmail.com.

  • Reinaldo SampaiO

    Crack of Love na minha opinião é uma ótima trilha para várias ocasiões.

  • Fui fazer download e o mediafire disse que o arquivo não existe ou foi cancelado :~

  • link consertado, cristal =)