5 artistas que influenciaram o novo disco de Lucas Santtana (ou muito mais do que isso!)

O novo disco do Lucas Santanna, não é apenas um disco com canções, aquela coisa que estamos mesmo acostumados de ver, mas é na verdade uma experiência sonora e audiovisual, diria até artística. Modo Aviao (2017), saiu com apoio da Natura Musical e com a ajuda dos fãs, já que parte do dinheiro veio de uma campanha feita pelo artista no Catarse.

E a coisa é tão imersiva, que Lucas criou todo um espaço para as pessoas ouvirem o disco com calma, sem celulares, sem a pressa do dia a dia. Ele quer que as pesoas realmente parem para ouvir, entender e refletir um pouco sobre este novo trabalho. Entre as canções, Lucas cria diálogos, sonhos, críticas entreladas de músicas deliciosas. E a gente foi lá no MAM, no Parque do Ibirapuera, onde era possível deitar em um pufe e desfrutar do álbum, realmente uma sensação ótima!

Pedimos então, que ele nos explicasse quais foram os artistas que influenciaram este novo trabalho e qual não foi a nossa supresa, quando ele disse que não foi a música que o inspirou e sim a arte. Dá uma olhada então no que eles escolher para você conhecer e ao final da matéria, você pode escutar o disco e se deliciar.

1. Cardiff and Miller


Para ser bem sincerão mesmo, durante o processo de criação do Modo Avião não encontrei nada que me inspirasse no mundo da música. Acabei encontrando respostas mais no mundo das artes plásticas mesmo. Principalmente num casal do Canadá chamado Cardiff and Miller. Eles trabalham com sound art e criam altas instalações sonoras onde há som e narrativa, como no Modo Avião. Uma delas, a minha preferida, estava até pouco tempo em exposição no museu do Inhotim. Se chama “The murder of crows”.

2. Sonymoon


Como a história do Modo Avião fala sobre sonho e pausa, entendi que os arranjos não deveriam ter bateria, percussão ou qualquer tipo de ritmo, para trazer esse clima de suspensão e repouso, e assim induzir o ouvinte à pausa. Tem um disco que curto muito nesse sentido, e essa é a melhor música do album.

3. The Book

Outra banda que curto muito nessa onda de provocar atmosferas sonoras sem rítmos constantes é a The Book. O disco Lost and Safe é todo foda. Especialmente essa faixa.

4. Eden Ahbez

Esse disco do Eden Ahbez foi o único que nessa faixa “Full Moon” fez um ponto de contato com o Modo Avião, por usar narrativa, som ambiente e trilha sonora ao mesmo tempo.

5. Ricardo Dias Gomes

Um disco que ouvi muito em 2016 foi -11, do Ricardo Dias Gomes. Achei o melhor disco daquele ano e ouvi muito em viagens. O disco tem esse clima Modo Avião e até uma faixa que é meio que uma aula de yoga! Hahaha. Vale a pena ouvir o disco todo. Muito foda!

Escute Modo Avião na Apple Music: