A Banda de Joseph Tourton – A Banda de Joseph Tourton

Ao ouvir ao álbum de estreia do quarteto pernambucano de pós-rock A Banda de Joseph Tourton, é quase impossível não associar a banda aos veteranaços americanos do Tortoise. A influência é inegável, o som é cheio de rock misturado com jazz e com uma boas pitadas de experimentalismo.

O interessante é que a banda não se acomoda com uma sonoridade pronta e coloca alguns elementos novos na música, dando um toque de brasilidade no trabalho. São dez faixas com guitarras, baixo, bateria, flauta transversal – uma das principais causas do toque brasileiro à banda -, alguns elementos eletrônicos e metais, que, curiosamente, foram gravados por membros dos Móveis Coloniais de Acajú.

Apesar do grau elevado de experimentalismo, os rapazes não se deixam levar. São faixas entre quatro e seis minutos. A viagem é intensa, mas não passa do ponto quanto à extensão.

O A Banda de Joseph Tourton, nome também do álbum, é extremamente bem produzido e bem executado. O trabalho certamente não é fácil de ouvir, mas ao mesmo tempo, com a quantidade certa de experimentalismo, não chega a descer queimando e incomodando aos mais puristas.

A produção é assinada por Marcelo e Felipe S. do Mombojó – e, posteriormente, também por Rodrigo Sanches, produtor da Trama. A Banda de Joseph Tourton pode ser baixado gratuitamente ou ouvido em streaming no site da banda. Assista abaixo a uma apresentação da música “16 Minutos”, faixa que abre o debut.

  • Essa Galera massa passou no Grito Rock São José Campos em 2010, nos como organizadores tivemos o maior prazer em receber os caras, sucesso é paz na vida.

    Washington Tessari