Arnaldo Antunes – Acústico MTV (SESC São José dos Campos – 27/04/2013)

Arnaldo Antunes no SESC 2

Houve um tempo em que gravar um Acústico MTV era certeza de sucesso. O disco mais vendido da carreira dos Titãs, por exemplo, foi o Acústico que eles lançaram. Hoje em dia a venda de discos já não atinge números tão altos, e a MTV perdeu muita força frente ao acesso à música que a internet permite. Gravar um unplugged atualmente acaba sendo uma oportunidade para os artistas se reinventarem e saírem da sua zona de conforto.

Arnaldo Antunes, mesmo vindo de um disco ao vivo que registrava a turnê de Iê Iê Iê, se enveredou por um Acústico MTV no ano passado e agora esta em turnê pelo país. No último sábado o cantor esteve esteve em São José dos Campos, no SESC, em apresentação com os ingressos esgotados.

O repertório se prendeu às faixas do DVD, passando por todas as fases da carreira do cantor (com direito a canções do Titãs e Tribalistas). “O Pulso”, clássico da banda paulista, foi a única faixa que não estava presente no Acústico MTV.

Arnaldo Antunes no SESC

No começo do show, todos estavam sentados. Lá pela quarta música, Arnaldo se levantou e esqueceu que esse formato de show tradicionalmente era feito em um banquinho. Melhor assim: a apresentação seria muito mais sem-graça sem as características (e divertidíssimas) dancinhas dele.

A ausência de dois membros importantes de sua banda de apoio foi notada: Edgard Scandurra e Marcelo Jeneci não se apresentaram no dia. Mas o show era de Antunes, e seu carismo e talento foram suficientes para conquistar a plateia e fazer o público cantar junto mesmo algumas canções mais obscuras de sua carreira.

É interessante notar que não só no show de Arnaldo, mas da maioria dos artistas do rock nacional dos anos 80, você vê muitas crianças: o público da época agora leva seus filhos ao shows. Será que isso vai culminar em uma nova geração roqueira nos próximos anos? Tomara que sim.

Pra encerrar o show (antes do bis), Arnaldo cantou “Envelhecer”, que fala que “a coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer”. É uma música que reflete bem o atual momento do cantor. Com mais de 30 anos de carreira, ele nunca esteve tão bem, tanto em inspiração quanto energia. Enquanto uns artistas nacionais e internacionais definham no palco, Arnaldo Antunes mostra que é possível envelhecer com dignidade, sendo cada vez mais relevante para a música nacional.

Setlist:
Se Assim Quiser
A Casa é Sua
Sem Você
A Nossa Casa
De Mais Ninguém
Alma
Consciência
Hereditário
Engrenagem
Até o Fim
Debaixo D’água
Pedido de Casamento
Socorro
Passe em Casa
O Quê / Comida
Fora de Si
Envelhecer

Bis:
Música para ouvir
O Pulso

Fotos por Gregório Fonseca

  • Fã :)

    0 dono da voz!!!