As montanhas de Stephen McBean

Stephen McBean, um dos grandes nomes da música atual, é dono de uma mania no mínimo, curiosa: as duas bandas liderados por ele possuem a palavra Mountain no nome. Tudo começou na década de 1990, quando o músico formou a banda Jerk With a Bomb, que chegou a gravar três discos. Paralelamente, o projeto solo conhecido como One Easy Skag foi mantido durante algum tempo.

Mas vamos às montanhas:

Pink Mountaintops
Em 2003, os dois projetos de McBean se fundem, e assim nasce o The Pink Mountaintops, que lança o auto-intitulado disco de estréia em 2005. No ano seguinte, a banda lança o seu segundo álbum, o elogiado Axis of Evol. Recentemente a banda lançou aquele que é considerado seu melhor disco até o momento, Outside Love. Nele, a vocalista Ashley Webber desfila seus belos vocais em canções profundas e sombrias.

Vídeo gravado ao vivo, da música “Vampire”, do mais recente disco do grupo

Black Mountain
Stephen McBean recrutou alguns músicos de um conservatório chamado The Black Mountain Army e, em 2005, nasce o grupo Black Mountain. Com uma pegada mais retrô e psicodélica, a banda lança o também auto-intitulado álbum  de estréia no mesmo ano, alcançando uma notoriedade maior que o Pink Mountaintops. Em 2008, sai o segundo disco da banda, o aclamado In The Future – que faz com que a banda crave, definitivamente, seu nome entre os melhores do ano de seu lançamento. A turnê de divulgação do disco passa pelo Brasil, na primeira (e última?) edição do SP Noise Festival. Em setembro de 2010, sai o terceiro LP do Black Mountain, intitulado Wilderness Heart.
Curiosimente, Amber Webber, vocalista do grupo, é irmã de Ashley Webber – a voz do Pink Mountaintops.

Vídeo gravado ao vivo, da música “Angels”, do segundo álbum da banda

Então fica a dica. Conheça as bandas citadas, e ouça o mais recente álbum do Black Mountain aqui.