Bon Iver – Bon Iver

Federico Andahazi certa vez disse que todos os livros são iguais, e o papel do escritor é fazer com que o leitor não se dê conta de que está lendo o mesmo romance novamente. Talvez na música pop, o papel do compositor não seja tão diferente, e o elemento “transcendência” é o que nos possibilita ouvir um álbum do começo ao fim.

Com letras não tão confessionais, o segundo álbum do Bon Iver nos trasmite a sensação de superação, carregado de piano, bandolins, trompetes e vocais distantes, porém sofisticados. A temática é a mesma do lançamento anterior, mas os fantasmas de For Emma, Forever Ago estão definitivamente arquivados naquela cabana fria, de madeira, localizada em Wisconsin – local da gravação do LP de estreia.

Algumas canções poderiam, sim, ter um enfoque mais sentimental – mas acabam se perdendo em meio a tantos efeitos vocais e instrumentais, como é o caso de “Holocene”, “Towers” e o primeiro single, “Calgary”. Temas como “Minnesota, WI”, “Hinnom, TX” e “Lisbon, OH” possuem uma relação emocional/geográfica muito interessante, enquanto “Michicant” e “Wash” acabam exagerando nas reverbações. “Beth (Rest)” e “Perth” são as que agradam mais, mesmo podendo soar cafonas às vezes (aliás, recomendo que vocês conheçam a versão de Juliana Richer Daily para essa última faixa citada, é uma verdadeira volta às raízes do Bon Iver).

Mas, pode-se dizer que Justin Vernon, a mente melancólica por trás da banda, mudou e, consequentemente, o som mudou. Para melhor ou para pior? Não cabe a mim responder. Ouça o álbum com a atenção merecida e tire suas próprias conclusões.

P.S.: o streaming do disco estará disponível até o dia 21.

  • Felipe Crafter Menz

    Livro para ler de dia. Livro para ler de noite.
    “”souds “” c/errata – a música ao vivo está para paisagem assim como o cd está para a fotografia.
    `´ ÁS VEZES EU AMO A MORNING MTV ” – %

  • Pingback: Clipe: Bon Iver – Calgary | Move That Jukebox()

  • Gustavo

    lindo, lindo, lindo

  • Pedro Dutra

    Bon iver nao faz musica convencional. Sua ideia de musica vai muito além de estrofes e refrões mas uma experiência sonora.
    bon iver é rei.

  • Obe

    Conheci aqui tem umas 3 semanas, acho, e não paro de ouvir. Aliás, venho pra cá escutar o álbum. Baixei o primeiro ontem, mas esse tá surreal!