Coluna Miojo Indie #14: Tribes, Howler e First Aid Kit

A semana não podia acabar sem os pitacos espertíssimos da Coluna Miojo Indie, né? Nessa sexta-feira, trouxemos três ótimas dicas pro seu fim de semana: as esperadas estreias do Tribes, do Howler e mais um disco sempre agradável das meninas do First Aid Kid. Aproveite:

Tribes

Baby (2012, Island)


Depois de dois EPs lançados em 2011, além de alguns bem sucedidos singles, a banda inglesa Tribes chega finalmente ao primeiro disco, Baby. Seguindo a linha instrumental proposta através dos anteriores lançamentos da banda (que inclusive se fazem presentes no interior do disco), o trabalho de 11 faixas quebra a homogeneidade do rock inglês, acrescentando toques de um Pixeis mais jovial, além de algumas referências aos sons emanados no rock norte-americano da década de 1970. Fruto do presente cenário, mas ativamente conectado com as referências musicais do passado, o disco reproduz um som que mesmo “convencional” reforça certo toque de ineditismo, brindando o espectador com guitarras dotadas de bons acordes, riffs invasivos e a voz expansiva de Johnny Lloyd, que proporciona ao trabalho um tom épico e que rapidamente se aproxima do ouvinte.

Ouça: Sappho

Howler

America Give Up (2012, Rough Trade)


Partindo do princípio que os rumos musicais agora são outros, em breve seremos soterrados por uma avalanche de bandas portando guitarras marcadas pela distorção, vocais inaudíveis e toda uma gama de sons saturados e estridentes. Melhor exemplo disso está no rock sujo da banda norte-americana Howler (em breve passando pelo Brasil), que assim como Yuck e The Vaccines abandonam o indie rock dançante e os flertes com o pós-punk que caracterizaram toda a produção musical da última década para mergulhar em um mar de ruídos e distorções. Movidos por uma energia jovial – boa parte dos integrantes estão na casa dos 20 anos -, o grupo faz nascer o rápido America Give Up, um trabalho que concentra nas guitarras e nos versos fáceis toda a energia da banda, que não poupa na hora de apresentar hits como “Back Of Your Neck” e “Told You Once”.

Ouça: Told You Once

First Aid Kit

Lion’s Roar (2012, Wichita)


Quando The Big Black & The Blue, o primeiro álbum das irmãs Johanna e Klara Söderberg – First Aid Kit – foi lançado em meados de 2008, muito do que ecoava no registro era extremamente próximo do que boa parte do que o cenário musical sueco produzia naquele momento. Os versos afáveis, a instrumentação açucarada e toda uma vertente de emanações pacatas transformavam o duo em apenas mais um em uma pluralidade de artistas que diariamente refletiam essa mesma sonoridade. Passados quatro anos e a dupla retorna com um novo e decisivo disco, Lion’s Roar, um álbum que afasta as irmãs da musicalidade delicada de outrora e as aproxima de um resultado muito mais adulto, voltado para o country norte-americano, sem jamais abandonar o som pacato que lhes garantiu destaque, tornando o suposto rugido do leão que dá nome ao disco uma onda de sons suaves e encantadoramente acolhedores.

Ouça: The Lion’s Roar

Textos: Cleber Facchi

  • num consegui passar de 60 segundos pra cada uma, na boa!

  • já postaram esse disco do tribes aqui…