Os 41 anos do Concerto para Bangladesh, idealizado e organizado por George Harrison

No dia primeiro de agosto de 1971, o primeiro show beneficente da história era realizado no palco do Madison Square Garden, em Nova York. Nomeado A Concert For Bangladesh, o evento organizado por George Harrison e Ravi Shankar foi assistido por um público de quarenta mil pessoas e contou com participações especiais de amigos dos músicos como Bob Dylan (que retornava aos palcos após vários anos afastado), Ringo Starr, Billy Preston, Eric Clapton, integrantes do Badfinger, entre outras feras.

Apesar de ter conseguido arrecadar centenas de milhares de dólares, George sofreu com problemas judiciais que  o obrigaram a desembolsar dinheiro do próprio bolso para manter os fundos, após o congelamento de todos os rendimentos. A Capitol, distribuidora da Apple (gravadora dos Beatles), queria lançar o álbum triplo alegando ter o ex-Beatle sob contrato. Mas Bob Dylan, a outra grande estrela do concerto, fazia parte do cast da Columbia, que passou a reivindicar os direitos de lançamento. Essa disputa se arrastou por meses até que a EMI (proprietária da Capitol) acabou levando a melhor.

Abaixo, George Harrison e Bob Dylan ensaiam “If Not For You”.

O LP triplo se tornou número no Reino Unido e alcançou o segundo degrau das paradas do EUA, além de ganhar o Grammy de Álbum do Ano. Por essas e outras, ficamos com o show completo de George Harrison e companhia, por Bangladesh.

Fonte: Degenerando Neuronios

  • Tava curtindo “Give me Peace on Earth” – melodia que faz meu core sangrar!
    Depois desse pontapé inicial, quantos shows beneficientes vieram???…