Conheça Akua Naru, com seu hip hop mergulhado em diversas influências musicais

akua_naru

Por Roberta Salles

O que dizer de uma cidadã inspirada na sensualidade, encantamento e voz de Lauryn Hill e na criatividade de Fela Kuti, entre outros mestres do R&B? Nascida nos EUA, em Connecticut, Akua Naru hoje vive na Alemanha. Seus pais vieram de Gana, na África, local em que ela morou por um tempo até decidir dar umas bandas pela China.

Toda a cultura adquirida ao longo de 35 anos de idade, em viagens e moradias, fez a moça criar um repertório de canções invejável. É o hip hop que encontra com o jazz, com pitadas de romantismo e instrumentos musicais inusitados ao ritmo das ruas.

De seu primeiro trabalho “The Journey Aflame”, lançado em 2011, 18 faixas podem mostrar claramente a mistura de sentimentos em que a criatividade é a principal responsável. Voz doce e pegada leve e violino, contrabaixo, piano, bateria, oboé… tudo se encaixa perfeitamente. Na canção “Poetry: How Does It Feel Now?”, por exemplo, Akua coloca até um saxofone.

Já em seu segundo CD, o ao vivo “Live & Aflame Sessions” (2012), a participação de oito músicos traz para sua banda violoncelo, instrumentos de sopro, bateria, baixo e até uma guitarrinha. Tudo consolidado por um DJ. Dá pra reconhecer todas as raízes culturais que a moça encontrou.

Não se preocupe se você ainda não ouviu falar dela: logo, seu talento deve despontar entre os principais festivais mundiais, inclusive em edições brasileiras. Duvida? Confira sua agenda de shows em seu site oficial. Mas enquanto isso não acontece, corra para o YouTube e delicie-se com músicas sofisticadas para ouvidos sensíveis.