Versão do Garbage para clássico do U2 cai na rede

A versão que o Garbage fez para “Who’s Gonna Ride Your Wild Horses”, do U2, vazou na rede. O fansite Absolut Garbage disponibiliza a música no YouTube, gravada a partir de uma transmissão de rádio (o áudio está nota 6). Com forte pegada eletrônica, a versão lembra o Garbage da fase Beautifulgarbage. Originalmente, a música estava programada para sair apenas no dia 25, em um cd da Q Magazine com covers de diferentes artistas para canções do álbum Achtung Baby, que faz aniversário este ano.

Enquanto isso, o retorno do Garbage progride: a banda anunciou em entrevistas que o novo álbum deve sair entre março e abril do ano que vem, com um single aparecendo em janeiro. O disco terá doze músicas (de 24 gravadas) e será, mais uma vez, produzido pela própria banda. Ele atualmente está em fase de mixagem.

Esta será a primeira vez em que o Garbage irá lançar um disco independentemente, sem o intermédio de uma gravadora. Em recentes entrevistas, a banda culpou o descaso de sua ex-gravadora, a Warner, como um dos motivos causadores do “hiato’ anunciado em 2005.”Nós vamos lançar o disco no nosso próprio selo e simplesmente adivinhar como licenciá-lo e divulgá-lo, porque nós o queremos sob nosso controle”, disse Butch Vig, o baterista, à revista NME.

Vig também disse que o álbum terá “guitarras barulhentas, grandes batidas eletrônicas, momentos com atmosfera de filme. Quisemos fazer o disco soar como algo que queremos ouvir enquanto dirigimos”, declarou ele. Shirley Manson afirmou em entrevistas que as pessoas que já ouviram as novas faixas notam certas similaridades com os dois primeiros discos da banda, os ótimos Garbage (1995) e Version 2.0 (1998). A vocalista, porém, preferiu não fazer comparações. “Definitivamente, soa como nós”, disse.

O Garbage foi uma das principais bandas da década de 90. Lançou quatro álbuns entre 1995 e 2005, sendo pioneiro em misturar trip hop e música eletrônica ao rock alternativo que explodiu nos EUA com o Nirvana. Desde a separação, cada membro foi para seu canto: Shirley virou atriz, Butch produziu discos do Green Day e dos Foo Fighters e os guitarristas Steve Marker e Duke Erikson se voltaram à vida familiar. O retorno dos quatro aos estúdios e aos palcos é, com certeza, um dos ápices do atual revival dos anos 90.