Dark Disko Republik – Düsseldorf EP

albumart1Você já deve ter lido em diversos blogs – inclusive nesse aqui – muita gente achando que o Kraftwerk, pai do electro, precisa dar uma repaginada em sua forma de fazer música. Talvez você concorde, talvez não, mas isso pra mim já virou fato – embora ainda ache o som dos caras genuíno.

No Brasil, a revolução do Kraftwerk parece ter chegado com outro nome: Dark Disko Republik. Cheio de influências claríssimas dos papais alemães, os paulistas do DDR (não confundir com Dance Dance Revolution) usam a Alemanha como referência na hora de escolher sua maior inspiração, quando vão definir seu gênero musical (german pop, dizem eles) e, mais uma vez, na hora de intitular seus dois registros já lançados, 1984/Hey, Kids, Berlin Was Once Divided By a Wall!, de 2008, e Düsseldorf EP, lançado nesse mês.  A arte da capa de Düsseldorf, diga-se de passagem, parece retratar o ponto onde The Man-Machine, do Kraft, esbarra na modernidade dos dias atuais. Para dar uma folga ao germanismo, a língua escolhida para as composições foi o inglês, como tantos outros artistas brasileiros resolvem trabalhar.

O disco é bem introduzido com ‘Archers’, que começa com ar de trilha de filme de suspense e vai evoluindo até chegar em seu apogeu nos momentos finais, quando fica mais intensa e vibrante, como se tivessem lhe dado uma injeção de adrenalina. ‘Simple Harmonic Wave’ tem uma vibe Joy Division, usando toda a obscuridade que era usual para o grupo sessentista misturada a fase pós-Ian Curtis, incorporada pelo New Order. Eu diria, inclusive, que essa seria uma boa explicação para o nome da banda, que faz um mix de ‘Dark’ e ‘Disko’.

En contraste, as próximas duas músicas não têm nada de carrancudas. ‘Dance Performed Without Music’ e a longa ‘Contact’, que fecham o mini-álbum muitíssimo bem, têm o espírito mais up de Düsseldorf, que se mostra bastante energético em sua segunda metade.

Düsseldorf EP foi disponibilizado para download gratuito pela banda, no Rapidshare. De quebra, ainda dá para baixar o outro extended play do Dark Disko Republik nesse link. Se quiser testar antes de fazer o download, todas as oito músicas já lançadas pelo trio estão em streaming pelo MySpace. Você não pode ficar sem isso.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=rr4b7y4Np4A]

Alex Correa