Especial Move That Jukebox @ Planeta Terra Festival 2012 – Garbage

Dando sequência a fileira de especiais que está aparecendo por aqui nos últimos dias, seguimos hoje falando um pouco sobre o Garbage, uma das principais atrações do Terra 2012.

Quem são:

O Garbage é uma banda americana formada no estado de Wisconsin, em 1994. Desde então, Shirley Manson, Duke Erikson, Butch Vig e Steve Marker já lançaram cinco discos, incluindo o mais recente Not Your Kind of People.

Horário e local do show:

20h15 @ Sonora Main Stage

Por que ver?

Fundado no dia em que Kurt Cobain morreu, o Garbage foi uma das bandas mais criativas e inovadoras dos anos 90. A mescla de grunge, trip-hop, música eletrônica e europop ajudou a reinventar o rock americano enquanto, do outro lado do mundo, o britpop se expandia. Cada disco tem uma faceta diferente: o primeiro é mais cru e simples, enquanto o segundo foi pioneiro no uso da música eletrônica e do Pro Tools. O terceiro era eclético e heterogêneo e o quarto, uma pedrada garageira. O quinto álbum, Not Your Kind of People, lançado em 2012, após um hiato de sete anos, mostra que a banda não perdeu a forma. Além disso, eles estão tocando melhor do que nunca e o setlist tem todos os hits.

Por que não ver?

A banda nunca largou as raízes noventistas e mudou pouco com o tempo. Os discos lançados na década passada tiveram pouca repercussão fora do público cativo do grupo e as longas pausas entre os álbuns contribuíram para tirar a banda do mainstream.

Pra quem não fizer muita questão de Shirley e seus companheiros, do outro do lado do Jockey Club, no Indie Stage, o show do The Drums ocupará o palco mais ou menos no mesmo horário.

Primeira vez no continente:

Os fãs chilenos e brasileiros são os que mais atormentam a banda no Facebook pedindo shows, e a banda toca pela primeira vez nos dois países este ano. Shirley Manson já afirmou na rede social que seria “um sonho” tocar no Brasil e o grupo revelou em uma entrevista estar com altas expectativas para as apresentações na América do Sul, devido à fama que temos de ser um público caloroso e agitado. A apresentação chilena foi ensandecida, com diversos cartazes sendo erguidos para a banda e recolhidos para cima do palco. Os brasileiros prometem um espetáculo à altura.

Playlist de aquecimento:

Garbage @ Planeta Terra 2012 by Neto Rodrigues on Grooveshark