#FicaDica: Cigarettes After Sex

Liderada po Greg, a banda mostra maturidade em seu primeiro disco. Foto: Google Images

A banda Cigarettes After Sex, liderada pelo cantor Greg Gonzales, lançou seu primeiro e homônimo disco este ano (escute ao final da matéria). 

A banda iniciou seu trabalhos em 2008 e lançou seu primeiro EP, “/.”, em 2012. Mas, apenas no ano passado o disco se espalhou pela internet, causando boas impressões e lotando shows da banda. Algumas delas inusitadas, como relatou o frontman à Noisey, dizendo que alguns fãs comentaram que as músicas da banda ajudavam a tranquilizar a ansiedade antes do sono, o que Greg comparou com a “musicoterapia”.

De fato, as músicas mantém um clima bastante calmo, o que é possível observar melhor no primeiro disco cheio da banda lançado há poucos meses. Este ritmo desacelerado da banda  é construído com a guitarra ecoando ao fundo, um baixo bem marcado e sintetizadores. Outro elemento importante nesta equação é a voz andrógina de Greg Gonzales. Tudo isso, constrói um clima atmosférico e suspenso, onde flutuam as letras que falam sobre romance, relacionamento e sexo.

Quanto à sonoridade, podemos traçar alguns paralelos com bandas recentes como The xx e Rhye e com algumas mais antigas como Cocteau Twins e Mazzy Star. Essa mistura se aproxima do que a banda chama de “ambient-pop”, ou seja, um instrumental etéreo somado a uma abordagem mais simples e pegajosas na construção das letras.

Vale a audição, apesar de estarem lançando o primeiro disco, já é observável a maturidade da banda, o disco segue constante durante as faixas, bem equilibrado, segurando o clima do começo ao final.