#FicaDica: Falso Coral

Falso Coral por CAROLINA VIANNA

O grupo já foi destaque aqui no Move That Jukebox, mas parece que está naquele momento do “agora vai!”, sabe como é? Então, o Falso Coral entra aqui na nossa coluna #FicaDica, porque são o que nós chamamos de apostas para 2016. O duo formado por Bela Moschkovich (paulista) e Luis Gustavo Coutinho (mineiro) começou quando eles se conheceram na universidade em São Paulo. Eles lançaram no começo deste mês o EP Folia (ouça abaixo).

O grande barato da dupla é que eles fazem folk e ainda por cima com um instrumento, imagino, que poucas bandas de folk mesmo resolveram utilizar, a viola caipira. Afinal, bandas que se prezem que queiram fazer um som rural a utilizam sem pudor, mas aqui, ela soa bem menos “regional”. A canção que abre o disco “Still on Race” me lembrou demais Tiê em “Piscar o Olho“. Parecem até mesmo que foram separadas pós nascimento e que viveram suas vidas sem saber uma da existência da outra, mas daí, veio essa repórter xereta e resolveu uni-las novamente. Mas calma, nem o EP e muito menos a banda é uma cópia escrachada de nada, viu? Senão não tinha vindo parar aqui.

Voltando a viola caipira, os dois tem influências que vieram da família.  Os avôs de Luis tocavam o instrumento nas Folias de Reis lá em Minas e o pai de Bela, influenciado pela música que ouvia em casa na infância, chegou a fazer parte da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Coincidência, não? É por isso que o encontro musical desses dois é tão legal. Na capa do EP, os integrantes usam roupas e relíquias de Folia de Reis preservadas pela Associação ABAÇAÍ em fotos tiradas por Carolina Vianna, colaboradora de veículos como a L’Officiel e de artistas como a banda carioca Baleia. A arte final do EP “Folia” foi feita pelo artista plástico Lucas Simões. O terceiro elemento da foto é o produtor Guilherme Giacomini, conhecido em São Paulo por produzir várias festas na cidade. Ele comanda os sintetizadores.

O grupo vai agradar aos ouvidos de quem gosta de Marcelo Jeneci, a já citada Tiê, Tulipa Ruiz, Mumford & Sons, The Do e o antigo Jake Bugg, ainda sem o hip hop em sua vida.

Quem quiser conferir ao vivo, a gente tem aquela dica maravilhosa, óbvio! No dia 9 de maio, eles irão abrir o show da cantora Lucy Rose, no Elevado, em São Paulo.

Escute abaixo o primeiro EP da banda Folia. Se quiser baixar, já até o site da Mono.Tune Records.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *