#FicaDica: Jude

Mais uma semana com dica de banda novíssimas para vocês. A Jude, banda alagona que praticamente caba de nascer, lançou seu primeiro álbum Ainda Que de Ouro e Metais em dezembro do ano passado e uau! A banda já vem prontinha para entrar nos seus ouvidos e fazer você apertar o repeat! Principalmente se você é fã de Beatles, Mutantes, Secos & Molhados e de um monte de coisas boas, na área tropicalista e psicodélica dos anos 60 e 70. A banda até fez uma playlist para o Move That Jukebox com as influências deles. Dá uma olhada!

E antes que você pergunte, sim, o nome Jude foi tirado da canção “Hey, Jude” dos Beatles, a maior influência musical do grupo e ponto de encontro entre os amigos de banda, que é formada por Reuel Albuquerque (Morfina), Fernando Brasileiro e Alexander Campos (Ex-Necro). Mas como foi que o Beatles entrou nessa jogada? Bem, daquele jeito simples, os pais que ouvem ou o amigo que indica, no caso que Reuel, foi amor à primeira vista:

“Beatles não entrou na minha vida até eu frequentar o Estúdio Poker, onde minha primeira banda ensaiava. O dono do estúdio me educou em rock clássico. Ele me deu um CD-R com a discografia dos Beatles. Ele disse que não gostava muito, mas que era Beatles e eu devia ouvir! então eu ouvir. Eu lembro que ouvi na ordem cronológica, e quando cheguei no Sgt. Peppers eu parei e ouvi o álbum diariamente por um mês inteiro”.

Amigos há muito tempo, o grupo se juntou mesmo para fazer música em 2016 e o disco saiu no dia 28 de dezembro do ano passado. Motivo pelo qual você não deve ter nem sonhado em conhecer o Jude, já que com certeza estava muito ocupado com suas férias, com a ressaca do natal ou com a preparação para a festa de Ano Novo. Eles colaboram juntos há cerca de dez anos, tempo da amizade dos três.

“Antes disso [do Jude], nos encontrávamos, mostrávamos as músicas e fazíamos um som com bastante frequência. Eu e Alex fazemos músicas juntos desde 2007”, conta Reuel.

A depois de tanto tempo surgiu a necessidade de fazer a banda e o disco veio muito maduro para uma banda que acabou de nascer. Com participações Pedro Salvador (da banda Necro) e do João Paulo Guimarães (banda Mopho), o grupo arrancou elogios até de lendário Arnaldo Baptista, que é citado nomialmente no single “Vá Ser Feliz Como o Arnaldo Baptista”. E você, tá esperando o que? Dá o play!