Godspeed You! Black Emperor: eles voltaram!

A decadá passada foi difícil para o Godspeed You! Black Emperor: o grupo passou por um longo recesso de 2004 até 2008, quando finalmente anunciou o seu fim por causa de uma “crise existencial coletiva”, aflorada depois de uma série de apresentações da banda na região do Iraque durante o ápice da guerra. Os conflitos continuam mas, mesmo assim, os tempos são outros.

Nessa semana, o site do GY!BE voltou à ativa com uma nota à imprensa e aos fãs. “God’s pee* resolveu voltar a rodar novamente”, introduzem. Segundo a nota, o retorno da banda canadense será marcado por três turnês: uma no Reino Unido, outra na Europa Continental e, por último, uma constituída por nove shows na América (do Norte, provavelmente). Mesmo assim, os rapazes avisam: “NÃO ESTAREMOS FAZENDO NENHUMA OUTRA OFERTA”, em caps lock mesmo. “Não daremos entrevistas. Pedidos feitos diretamente à banda, à gravadora ou aos bookers não terão garantia de resposta”. Simpáticos.

A notícia é boa, mas não vá se animando: as próximas apresentações só devem acontecer  partir do próximo inverno canadense, entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011. Enquanto isso, o segredo é aproveitar o revival do Blur, do Pavement, do Libertines e até o do LCD Soundsystem, que não deixa de ser um revival.

*“God’s pee” é um trocadilho com a pronúncia do nome da banda e o real significado das palavras: xixi de Deus. Enfim.

[via]

  • Eduardo Azeredo

    HISTÓRICO! ÉPICO!

    E quanto à simpatia dos caras, é a marca registrada deles – interação zero com o público durante as apresentações e o mínimo de entrevistas possível.

    Aliás, esse tipo de postura deixou os caras numa agonia louca na época do Iraque pois eles queriam fazer diferente mas não queriam mudar a cara da banda. Aí preferiram entrar em hiato e se dividir em milhares de projetos paralelos.

    Enfim, 2010 tá sendo um ano espetacular pra música.