Guri’s Jukebox (Pública)

A banda dona do quarto lugar na nossa listinha de Melhores Álbuns Nacionais de 2009 resolveu dar as caras aqui no Move! O guitarrista da Pública (@publicaoficial), o talentosíssimo “Guri” Assis Brasil (ou simplesmente Guri), conversou um pouquinho com o blog e nos contou quais são suas bandas favoritas, os guilty pleasures, as novidades do rock gaúcho e por aí vai…

E o hype? – o que você tem escutado de novidade?
Eu nunca tinha parado pra escutar essa banda, porque uma vez escutei um disco e me baixou extremamente quadrado. Mas o último disco do Cidadão Instigado me fez repensar alguns conceitos. É um som quase que inclassificável, tão estranho que te pega pelo ouvido. Parece que os caras tomaram muitas drogas e escutaram a discografia do Brian Eno, do Bowie – não deixando de lado o sotaque nordestino, a brasilidade e os discos do Odair José. Músicas dançantes, synths e vocoder. Excelentes baterias e guitarras. É a típica banda que todo o crítico vai pagar pau por ser moderna, inusitada e abrasileirada ao mesmo tempo, mas que aquele teu amigo de trabalho vai dizer “que porra é essa?”. O novo disco da Pata de Elefante, que não foi lançado (mas estou com ele em casa), é lindo demais. O caras esbanjam categoria e bom gosto nos arranjos, nunca ultrapassando o limite e tornando a música instrumental muito agradável ao invés de solos intermináveis com 23 notas por segundo.

Good Times Bad Times – qual banda/artista sempre esteve ao seu lado, como trilha sonora de sua vida, tanto nos momentos ruins quanto nos bons?
É inevitável falar dos Beatles, porque, concordando ou não, é a banda mais completa que o mundo já viu. Tão completa que deveria sair de todas as listas. Por incrível que pareça, por não ter nada a ver com a Pública, uma banda que escuto desde a minha adolescência é o Rage Against the Machine. Essa banda é o maior soco na cara que alguém pode tomar! Escuto até hoje!

Do the D.A.N.C.E. – o que não pode faltar na hora de soltar a franga na pista?
Gosto de escutar coisas inusitadas em uma festa. Como sair de um MGMT pra um Sinatra. O DJ que consegue isso com categoria ganha pontos e tem toda a manha. Mas o Rei do Pop não pode falar. Ah, um AC/DC quando o cara já ta na décima quinta garrafa de cerveja é sempre bem vindo!

Quais são as novidades mais promissoras da cena roqueira gaúcha, atualmente?
Tem três nomes de bandas amigas que podem dar o que falar: Valentinos, Gulivers e Volantes. Os Volantes já estão com passos um pouco mais longos. As outras duas estão prestes a lançar seus discos de estréia!

Você não vale nada mas eu gosto de você – todo mundo tem um guilty pleasure, vai. Aquela banda que, quando começa a tocar no computador, você desabilita o last.fm o mais rápido que pode.
Essa eu costumo escutar no Youtube. Hehehe. Mas não costumo me envergonhar das coisas. Eu gosto de música em geral, gosto daquela música que todos tem capacidade de assimilar. Acho que é para isso que a música foi feita. Gosto de escutar coisas da Lily Allen, gosto daquela música do Jason Mraz, acho que se chama “I´m Yours“. É brabo isso daí, tchê…