Gustavo’s Jukebox (Ecos Falsos)

Uma semana após sua estréia, a coluna Jukebox Weekly volta com outro representante de peso dentro do cenário de rock independente no país. Gustavo Martins (@gbmartins), vocalista e guitarrista do Ecos Falsos, respondeu nossas perguntinhas e descobrimos o que inspira o líder da banda do “Spam do Amor“:

Gustavo Martins

Good Times Bad Times – qual banda/artista sempre esteve ao seu lado, como trilha sonora de sua vida, tanto nos momentos ruins quanto nos bons?
Temo não poder responder essa pergunta com total sinceridade, porque meu gosto mudou radicalmente algumas vezes antes de se estabelecer no indie/grunge/BRock na adolescência (e evoluir timidamente a partir daí). Quer dizer, meus primeiros momentos bons foram ao som das “7 Melhores da Joven Pan”, não levei isso muito adiante. Mas hoje, acho que Wilco é o que consegue ser mais versátil para o meu humor. Se está tudo muito bem, Frank Zappa. Se está tudo muito mal, “Videotape” do Radiohead no repeat, hahaha.

E o hype? – o que você tem escutado de novidade?
Acho que qualquer novidade que eu tentar dizer vocês vão rir, porque já deve ter uns três… MESES de idade, hahaha. Bom, eu não acompanho muito os hypes, infelizmente. Gosto de ouvir hypes de dois anos atrás, pra ver se ainda grudam: acho um exercício bacana. Eu também gosto muito de enrolar antes de responder a uma pergunta. Uma banda nova que eu ouvi e, segundo o Mininova, é hype, é um grupo holandês chamado The Gasoline Brothers. Eu baixei porque dizia que parecia Pavement, o Pavement tinha anunciado que ia voltar, fiquei empolgado. De primeira ouvida achei uma merda, falei isso no twitter, eles me acharam e vieram pedir desculpas. Fiquei emocionado, dei uma segunda chance pro disco (“Tsk!”) e agora estou gostando.

Do the D.A.N.C.E. – o que não pode faltar na hora de soltar a franga na pista?
Músicas sem muita virada de bateria: Ting Tings, coisa do Pinkerton, Flaming Lips das antigas… Aquela “Magick” do Klaxons também vai bem. Não tocando a maldita música do Le Tigre, tá ótemo. Se não tiver só homem na pista ajuda, também.

Toca Raul – não importa a hora nem o lugar, clássico é classico (e vice-versa).
Pixies, Zappa, Malkmus, Weezer, Ultraje… e Engenheiros do Hawaii.

Você não vale nada mas eu gosto de você – todo mundo tem um guilty pleasure, vai. Aquela banda que, quando começa a tocar no computador, você desabilita o last.fm o mais rápido que pode.
Eu faço isso com Ecos Falsos! Que mais… Gostei do último do Fall Out Boy, e toda vez que eu ouvia me zoavam lá. Tem os supracitados Engenheiros… E muitas bandas independentes nacionais, que eu não vou falar o nome pra não arranjar mais inimigos! Hahahaha.

  • A música do Klaxons se escreve “Magick”, e não “Magic”. Só pra dar um toque hahaha

  • “representante de peso ”
    [chamou de gordo, hein gustavo?]