Idlewild – Post Electric Blues

Bem, eu não conheço muito sobre a banda Idlewild, por isso recorri à Wikipedia e descobri que ela é formada por cinco integrantes, foi criada na Escócia há 14 anos e já tem em sua discografia 6 discos lançados!

Por que diabos eu resolvi falar sobre uma banda que eu só conhecia através de uma única (e ótima) música? Porque eu estava evitando ter que estudar procurando por lançamentos na internet e me deparei com um chamativo post que dizia “Novo disco do Idlewild” e resolvi dar uma chance ao dito cujo, sem muitas expectativas. E, pra minha absoluta surpresa, me deparei com um dos melhores discos que escutei em 2009 (sim, eu sei que eu falo isso bastante, mas é verdade. Haha)!

iw-peb

Post Electric Blues é o nome da razão pela qual eu escrevi esses dois parágrafos inúteis acima. O sexto disco do Idlewild mostra uma banda aparentemente de bem com a vida e mais disposta do que nunca pra fazer boa música. Usando ótimas influências, o quinteto escocês cria canções que vão desde um rock mais direto e sem firulas, como em “Dreams of nothing”, até a calma e acústica “(The night will) Bring you back to life”, que lembra Fleet Foxes, aliás.

Dentre as outras músicas do disco, ainda tem a belíssima “Take me back to the islands”, que conta com um arranjo de cordas se encaixando perfeitamente bem enquanto o vocalista Rodd Woomble ganha a companhia de uma linda e doce voz feminina. Também vale a pena mencionar “All over the town”, cuja base é toda em cima de um riff de guitarra bem, hã, oitentista e que tem um dos melhores refrões do álbum.

idlewild

Post Electric Blues é um daqueles discos em que você simplesmente não consegue achar nenhuma música ruim. Podem haver, claro, algumas melhores do que outras, mas como um todo, o álbum se sustenta muito bem e é recomendação certeira pros ouvintes de R.E.M, Starsailor, Wilco, Gomez e por aí vai…

Post Electric Blues é um daqueles discos que faz você procurar por toda a discografia da banda em questão, que é exatamente o que eu irei fazer agora.

Nota: 4.0/5.0

(Já sabem, né? É só ir na comunidade de downloads do MTJ! pra baixá-lo)

  • Eduardo Azeredo

    Eu já conhecia Idlewild por conta de um amigo inglês mas só tinha ouvido duas músicas, uma delas eu me lembro ser maravilhosa por sinal (aliás até comentei sobre essa banda com uma amiga ontem que fez cara de WTF com ela hahah). Tá aí um ótimo empurrão pra baixar e escutar mais a fundo.

  • Eduardo Azeredo

    Álbum muito bom. Dá gosto de ouví-lo da primeira a última faixa!

  • não é?
    só um detalhe, o arquivo que eu subi pro link de download ali não tá com as faixas na ordem em que elas realmente são, não sei se isso faz diferença pra alguém, hehe, mas só fui ver o erro depois que já tinha feito o upload.
    a ordem exata é essa aqui:
    1. “Younger Than America” – 3:57
    2. “Readers & Writers” – 2:50
    3. “City Hall” – 3:21
    4. “(The Night Will) Bring You Back to Life” – 3:24
    5. “Dreams of Nothing” – 3:08
    6. “Take Me Back to the Islands” – 4:58
    7. “Post-electric” – 5:08
    8. “All Over The Town” – 2:07
    9. “To Be Forgotten” – 3:23
    10. “Circles In Stars” – 3:47
    11. “Take Me Back In Time” – 4:38
    12. “No Wiser” (Bonus Track)

  • Junia

    Eu nao conhecia… mas baixei algumas faixas que gostei muito. Vale a pena ouvir All over the town…

  • Eduardo Azeredo

    Que bizarro, as músicas vieram “taggeadas” com uma ordem sutilmente diferente dessa, e não é alfabética! =O hahaha

  • lucas

    gosto muito do warning / promisses.

  • Wladmir Soares

    Gostei do seu texto, e concordo plenamente que esse é um dos melhores discos de 2009 (na verdade eu acho o mlehor). Recomendo a discografia completa dos caras, é de longe umas das melhores bandas que apareceram nos últimos anos, sou fã de longa data (desde 2000 pra ser mais preciso). Vida longa aos caras!!!