Jim Marshall (1936 – 2010)

Sabe aquela clássica foto de Johnny Cash mostrando o dedo do meio como se não houvesse amanhã? E aquela em que Jimi Hendrix se mostra no auge da loucura e coloca sua Stratocaster para “arder” em chamas? Tem também a foto em que Bob Dylan está empurrando um pneu pelas ruas de Nova York.

O que essas icônicas imagens tem em comum? Foram todas tiradas pela lenda da fotografia Jim Marshall. Com 73 anos, Jim é considerado um dos maiores e mais famosos fotógrafos da música, chegando ao ponto de se dar ao luxo de lançar um livro só com suas imagens favoritas – que passeam por todas as estrelas da época que foi auge do rock n’ roll. Marshall, que também fotografou lendas como John Coltrane, Ray Charles e Aretha Franklin, sempre empunhou sua velha Leica e, graças a ela, pôde lançar a coleção Trust: Photographs of Jim Marshall.

Jim Marshall e, ao fundo, uma de suas fotos mais famosas: Johnny Cash mandando você se foder.

Jim Marshall morreu na última quarta-feira (24) enquanto dormia, sozinho, em um quarto de hotel nova-iorquino. No dia de seu falecimento aconteceria o evento de lançamento de Match Prints, livro escrito por Jim em parceria com Timothy White, um outro fotógrafo de grande relevância na cena musical americana. As primeiras 18 páginas do trabalho podem ser lidas gratuitamente no site da Amazon.

A citação acima foi retirada de um post publicado no Move That Jukebox em novembro de 2009, pelo Neto.