Especial: Conheça Julia Holter e saiba porque você não deve perder este show

Artista vem pela primeira vez ao Brasil e faz show único na Audio

juliaholterespecial

Dia 13 de outubro, a cantora e compositora estadunidense Julia Holter vem ao Brasil pela primeira vez para divulgar seu quarto álbum, Have You In My Wilderness. Lançado (e elogiado) no ano passado, o disco é uma série de composições narrativas, com sons orquestrais e uma ampla gama de emoções – mas não é o único trabalho impressionante da carreira de Holter.

A cantora nasceu e cresceu em Los Angeles, e se formou em composição musical na CalArts. Seu primeiro disco, Tragedy, foi lançado em 2011, e era bem estranho, experimental e, em alguns momentos, até assustador

Dá pra perceber um monte de influências incomuns nessas primeiras composições dela, como música tradicional oriental e música erudita do século XX. Sutis experimentações eletrônicas também aparecem nos primeiros trabalhos dela, como em “Goddess Eyes”. Essa, aliás, é uma música importante dessa fase. Holter resolveu regravá-la para seu segundo álbum, Ekstasis, que saiu logo no ano seguinte, 2012. Nessa versão, alguns traços mais pops já ficam bem claros:

Seu terceiro trabalho, o conceitual Loud City Song, foi o momento em que ela começou a se destacar ainda mais. Lançado em 2013, ele foi o primeiro a ser gravado em um estúdio profissional, e com sons orquestrais de verdade (em vez de samples). A sonoridade opressiva e tensa de “Horns Surrounding Me” se beneficia muito disso:

Também nesse disco ela começou a estabelecer um formato mais fixo para sua banda. Ela canta e toca teclados, e ainda conta com um baterista e mais dois multi-instrumentistas que se alternam entre cordas, sopros e baixo. Esse formato fica evidente em “In The Green Wild”:

O quarto e mais recente álbum da carreira dela, Have You In My Wilderness, foi o primeiro no qual ela deu mais de um ano entre lançamentos. As dez composições que formam o disco têm durações mais curtas e estruturas mais diretas, com refrões mais claros. “Feel You”, a primeira faixa, já dá o tom:

A cantora ainda parece mais confortável, nesse novo formato, para criar músicas mais intimistas e emotivas. Mesmo com o verniz literário que recobre suas letras, ela ainda parece estar mais próxima do assunto de suas canções, como na linda “Betsy on the Roof”:

Julia Holter se apresenta em São Paulo no dia 13 de outubro, na Audio Club, às 21h, junto com a dupla Ibeyi. Você pode ver mais informações sobre o show na página do Facebook do evento, e adquirir ingressos por aqui.