Melhores de 2011 – Top 10 Shows

Ao ver a imagem acima, você pode estar pensando “quanto descaso com um momento tão importante do ano!”, ou “nem pra pagarem um designer”, ou até mesmo “ai, esses hipsters achando que menos é mais”. O lance é que quisemos, de alguma forma, passar que a n-o-s-s-a lista de Melhores de 2011 não tem, nem de longe, a pretensão de ser uma opinião definitiva do que houve de mais fino e com maior qualidade na música em 2011. É simplesmente a – novamente – nossa opinião do que mais passou pelos nossos ouvidos nesse prolífico ano.

Vários colaboradores do blog deram seus pitacos e, no final, tudo foi unificado em um pacotinho que reflete bem o gosto dos que aqui escrevem. Para os “Como assim não teve James Blake? Cês tão loucos?”, “Não respeito lista que não tenha Destroyer e The Weeknd” e afins, um conselho: monte sua lista nos comentários e compare, debata, dê suas dicas. Listas são brincadeiras pra serem discutidas entre amigos. Não leve elas a sério demais.

Três adendos: 1) a lista individual de cada votante será liberada perto do fim da semana. 2) não houve divisão entre categorias nacionais e internacionais. 3) é dezembro e ninguém quer/merece ler novamente resenhas sobre o que rolou por aí durante o ano. Então, os comentários sobre cada item serão na base do tweet: nada passou dos 140 toques.

10 – Vampire Weekend @ Via Funchal

Guitarras agudas e bateria quase africana. Junte isso a um bando de camisas xadrezes inquietas e você tem um dos bons shows do ano.

9 – The Pains of Being Pure at Heart @ Fourfest

Não gata, não foi tudo mentira. (pra quem não entendeu)

8 – LCD Soundsystem @ Popload Gig

Foi a despedida do LCD Soundsystem do Brasil. E que bela despedida, hein? Não se esqueçam de nós na tour de reunião!

7 – Major Lazer @ UMF

Tocando hits e antecipando sons do próximo disco, os caras cativam pelo contexto e pela presença da dançarina mais nonsense do UMF.

6 – Pearl Jam @ Morumbi

Só de lembrar do Eddie avisando que aquele era um dos maiores públicos deles e que o set seria um pouquinho maior… Fôlego de banda nova.

5 – Muse @ Morumbi

Mais que uma banda de abertura, melhor que a atração principal (que, pra quem não sabe, foi o U2).

4 – Stevie Wonder @ Rock in Rio

Quem não viu, perdeu! #tudunpshh

3 – Death From Above 1979 @ UMF

Em meio ao dubstep do Nero e ao moombahton de Diplo, os caras ofereceram uma dose de stoner rock violenta e visceral no palco alternativo.

2 – Bidê ou Balde @ Jukebox Festival

Pode até falar que é marmelada, mas quem tava lá sabe a catarse que foi. Show cheio de hits, madrugada adentro, lavando almas alheias.

1 – The Strokes @ Planeta Terra Festival 2011

A espera pela volta foi grande, mas valeu. Um caminhão de hits, banda bem humorada e galera ensandecida. Não tinha como dar errado.

___________

Veja também:

Melhores de 2011 – Top 10 Discos

Melhores de 2011 – Top 10 Músicas

Melhores de 2011 – Top 10 Clipes

Melhores de 2011 – Votação individual

  • Sampa tá fraca de shows heinhô?

  • Mari

    Tira o Major Lazer dessa lista AGORA!
    Foi o show mais falcatrua do ano, ainda veio com uma barriga de cerveja suada.

    AFFFF

  • Não sei como foi em SP, mas o Vampire Weekend em Xangri-lá, no Meca Festival, foi demais! Vontade ver mais uma vez! Grande banda!

  • Classificar o show dos Strokes como show do ano é super exagero, principalmente na frente do super show do Pearl Jam. O Strokes fez o setlist previsível, mal interagiu com o pessoal, e fez jus à fama que eles têm construído de “estarem de saco cheio de tudo”… Não conheço uma pessoa que saiu do show em clima de “uau, que máximo!”. Os caras fizeram o que vieram fazer, sem mais nada…

  • Não incluir o show do Coldplay no rock in rio e incluir o do Steve Wonder é um abuso. Não respeito essa lista.

  • lucas

    acho q o show do primus no swu merecia estar na lista

  • paula fernanda

    Broken Social Scene no Rio de Janeiro. sem mais.

  • Na boa, achar que Steve Wonder não deveria estar na lista é que é um abuso.

    O show do negão foi absolutamente fantástico!

  • Henrique Vieira

    ” Classificar o show dos Strokes como show do ano é super exagero, principalmente na frente do super show do Pearl Jam. O Strokes fez o setlist previsível, mal interagiu com o pessoal, e fez jus à fama que eles têm construído de “estarem de saco cheio de tudo”… Não conheço uma pessoa que saiu do show em clima de “uau, que máximo!”. Os caras fizeram o que vieram fazer, sem mais nada… ”

    Faço minhas as palavras dela. Show do Strokes foi, no máximo, burocrático.

  • One lou

    Melhor show do ano foi Crystal Castles no SWU. Só que ninguém viu.

  • Gabriel Sanmartim

    BIDE OU BALDE ENTRE OS MELHORES DO ANO É MAIS QUE JUSTO, OS CARAS TÃO TOCANDO MUITO…. PARABÉNS BIDE OU BALDE…

  • Jenny

    Bidê ou Balde!!!!!! merecido FATO!!! parabéns!!

  • Não Deslumbrada

    Casablancas é um belo dum desafinado, isso sim!

  • Slow

    Na boa botava o Pearl Jam em primeiro o Bidê ou Balbe em segundo e o Strokes em terceiro.

  • Renan

    Cade Bombay Bicycle Club no Planeta Terra 2011?!

  • Claudete Radünz

    Bidê ou Balde é som com diversão!!! A banda não só faz a galera mexer o corpinho, mas expressa um rock cheio de recados inesquecíveis, para que vivamos a vida com mais curtição!!! Muuuito bom!!!

  • Bia

    MUSE foi fantástico!

    O trio conseguiu vencer a resistência do público ansioso pelo U2, as constantes regulagens de som e outras dificuldades.

    Resumo: 40 minutos de show melhores que um show inteiro do U2. Setlist perfeito!

    Parabéns, Move That Jukebox!

  • Rodolfo Gasques

    Ñ sei o por q, mas dizer q o Muse, q é uma ótima banda, foi melhor q o U2?
    Ai é sacanagem…
    é virar as costas pra realidade…
    ñ conheço o site…
    ñ sei q tipo de musica o site curte, mas dizer isso é brincadeira…
    só ñ curti U2 quem ñ curte música…
    abraço pra vcs!

  • Leonardo

    O que é? Beberam na hora de montar a lista?

    Fala sério?! O que é aquela frase no quinto lugar? “Mais que uma banda de abertura, melhor que a atração principal (que, pra quem não sabe, foi o U2)”

    No mínimo não assistiu ao show principal, porque cometer tamanho erro não é brincadeira não. Shows do U2 são de tirar o chapéu. Não à toa, a turnê 360° foi a mais assistida de todos os tempos. Além disso, o repertório da banda é um dos maiores e mais variados. U2 não só foi muito melhor que o Muse, como também poderia estar no primeiro lugar desta lista. Em 2011 o Morumbi recebeu o maior espetáculo de Rock da Terra, um show do U2! Se o elaborador da lista nunca acompanhou uma exibição do U2, acompanhe porque vale muito à pena!