Novo do Radiohead está pronto?

O baixista do Radiohead, Colin Greenwood, disse à revista online Index On Censorship que o grupo acabou de completar as gravações de novas músicas. Ficou subentendido que essas novas canções são as do próximo álbum do grupo, ainda sem previsão de lançamento.

As declarações de Greenwood estão num artigo sobre música e tecnologia escrito para a publicação. Ele começa relembrando o lançamento de In Rainbows, de 2007, disponibilizado pela internet por qualquer preço que o fã quisesse pagar, e, em seguida, declara: “três anos depois, nós acabamos de finalizar outro grupo de músicas, e começamos a imaginar como lançá-las num cenário digital que mudou de novo”.

Logo em seguida, ele adiciona: “Ao mesmo tempo, eu acho que muito da tecnologia é frustrante e contra-intuitivo. (…) Eu entendo que nós nos tornamos nossos próprios transmissores e distribuidores, mas sinto falta da editorialização da música, a influência curatória de gente como John Peel ou uma boa gravadora. Eu gostava de estar numa gravadora que tinha nós junto com o Blur, os Beastie Boys e os Beatles”.

O baixista ainda fala de como a internet não substitui os shows e como as novas tecnologias sinalizam que a internet está “saindo da adolescência”. No último parágrafo, ele declara: “nós ainda temos que decidir como lançar nosso próximo disco, mas espero que essas impressões parciais ajudem a dar alguma idéia das conversas que andamos tendo. Locais tradicionais de comércio e mídia estão parecendo obsoletos – os supermercados respondem por 70% das vendas de CDs no Reino Unido, as paradas estão dominadas por artistas de programas de TV – e nós estamos tentando encontrar meios de lançar nossas músicas que sejam tão bons quanto a própria música”.

Se isso significa que podemos esperar os CDs do Radiohead no Carrefour e os integrantes se apresentando no Britain’s Got Talent, não sabemos. Mas a notícia de que as músicas estão prontas é animadora e sinaliza eu o álbum novo do grupo pode chegar ainda este ano.

  • Não importa como essas músicas vão chegar. O q importa é q eles não podem demorar mais 20 anos pra passar por aqui!

  • Duque

    Mas a notícia de que as músicas estão prontas é animadora e sinaliza eu o álbum novo do grupo pode chegar ainda este ano.

    Amém!