O dia em que o Nirvana gravou o clipe de “Smells Like Teen Spirit”

Em 17 de agosto de 1991 o Nirvana gravou o clipe de “Smells Like Teen Spirit”, primeiro single e faixa de abertura do álbum Nevermind, segundo trabalho do grupo. Com um orçamento de mais ou menos 150.000 dólares, Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl recrutaram o novato Samuel Bayer para dirigí-los, usando o ginásio de uma escola localizada em Culver City, Califórnia (reza a lenda que Bayer foi escolhido porque possuia um currículo tão pobre que a banda imaginou que o resultado fosse ficar punk e não-corporativo).

Com líderes de torcida usando um A estampado na blusa, a platéia se resumia a jovens secundaristas que, após dezenas de sessões gravadas à exaustão, simplesmente vandalizaram o cenário, incentivados por Kurt Cobain. A edição apresentada por Samuel Bayer acabou não agradando ao líder do Nirvana, que cuidou pessoalmente da muito bem sucedida reedição final.

O reconhecimento veio rapidamente através de premiações e primeiros lugares nas mais importantes paradas de sucesso do mundo, como a estatueta de Melhor Vídeo Alternativo no MTV Video Music Awards de 1992.

Com o passar dos anos, Kurt Cobain e o Nirvana acabaram se cansando do paradigma que “Smells Like Teen Spirit” acabou criando em relação à imagem do grupo, mas até hoje a canção é considerada um hino do rock alternativo e seu renascimento ao longo dos anos 1990. Relembremos.

  • essa musica é uma praga!

  • Haha

    Escuta chitaozinho e xororó entao