“O mundo passa por uma crise de valores, que infelizmente está levando à destruição do planeta”, BRAZA

O BRAZA está em turnê de divulgação do segundo disco Tijolo por Tijolo (confira a resenha aqui), trabalho vem sendo muito bem recebido e os shows lotados com público cantando junto as canções desse e do primeiro álbum dos cariocas, a banda conversou com a gente sobre o trabalho, influências e algumas outras questões atuais.

Move That Jukebox: O que vocês tem ouvido e o que foi influência para criar um disco tão plural?

BRAZA: Sempre procuramos ouvir os mais diferentes tipos de ritmos para ampliarmos nossos horizontes. Entretanto cada um tem suas preferências, que também podem mudar a cada dia, semana…O BRAZA tem como pilares o reggae e o rap (e seus subgêneros). Além destes dois gêneros, sempre buscamos pesquisar os grandes ícones da música brasileira (Tom, Vinicius, Gil, Caetano, Milton, Donato, Clara Nunes, Villa Lobos, entre tantos outros).

Move That Jukebox: O Brasil está passando por uma crise política e social muito profunda, qual a importância da música nesse momento?

BRAZA: Acreditamos que as crises são importantes oportunidades para o crescimento. Acreditamos também no papel fundamental que a música (e a arte em geral) tem de estimular as percepções, instigar o questionamento e propor alternativas. O mundo passa por uma crise de valores (além da crise econômica) que infelizmente está levando à destruição do planeta e a patologias físicas e mentais aos seres humanos. Fazemos arte como um instrumento de expressão e também como ferramenta de mudança.

Move That Jukebox: O disco foi lançado de surpresa, como foi o processo de criação e gravação?

BRAZA; Foi um processo bastante intenso e coletivo. Desde o ano passado já tínhamos muitas ideias em estágio inicial. Passado o ano novo, nos reunimos diariamente e lapidamos o disco com muito esmero. Uma grande diferença no processo de registro deste álbum foi a possibilidade de podermos gravar muitas coisas em casa, com calma e baixo custo. Reunimos um time de profissionais e amigos que permitiram que o resultado superasse nossas expectativas.