Ao que assistir no In-Edit, festival de docs musicais

Desde de sexta-feira passada, está acontecendo em São Paulo o 3° In Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical. Com um programação ampla e abrangente, que segue até o próximo domingo, o Move separa cinco destaques:

What’s Happening! The Beatles In The USA

Dirigido por Albert Maysles, o filme é a primeira montagem do conhecido “The Beatles: The First US Visit”. Essa versão só pode ser exibida na presença do diretor. Momento raro e imperdível. Outros filmes de Maysles também estão no festival, entre eles dois clássicos dos Stones: “Gimme Shelter” e “Get Yer Ya-Ya’s Out!”

Upside Down: The Story Of Creatin Records

A Creation Records foi fundada por Alan McGee e foi responsável pela descoberta de provavelmente algumas de suas banda favoritas: Oasis, Jesus and Mary Chain, Primal Scream, Super Furry Animals e tanta outras. Dirigido por Danny O’Connor o documentário tem depoimentos de Noel Gallagher, Bobby Gillespie e o próprio Alan.

Lemmy

O release afirma que o filme, por exigência do músico e diretores, é exibido em volume máximo. Será que precisa de mais explicação? O documentário conta os 40 anos da carreira do líder do Motorhead e tem depoimentos de gente como Dave Grohl, Slash e Mick Jones.

Do It Again

Ah, esses jornalista musicais… Geoff Edgers, um representante da classe, tenta, nesse documentário, reunir o The Kinks. Com dinheiro do próprio bolso e correndo pelo mundo atrás desse objetivo ele encontra gente como Sting, Paul Weller e Zooey Deschannel. O motivo? Se tantas porcarias já voltaram, por que o Kinks não?

William Burroughs: A Man Within

Um dos grandes nomes da geração beat, Burroughs foi “apenas” um escritor, mas influenciou o rock muito mais do que muitos músicos. O documentário vem para provar isso com participações de Iggy Pop, Sonic Youth e Patti Smith.

Horários, locais e a programação completa no link.