O reggae que os Rolling Stones gravaram em 1973

Por incrível que pareça, muita gente nem sabe da existência de “Cherry Oh Baby”, na versão dos Rolling Stones. Pois bem, trata-se de uma das raríssimas covers que os Stones fizeram após a década de 1960. A faixa faz parte do álbum Black and Blue, lançado em 1976. A composição é de Eric Donaldson, e data de 1971. A versão dos Stones foi gravada durante as sessões do álbum Goats Head Soup, na Jamaica, em 1973 – três anos antes do lançamento de Black and Blue.

Ouça a versão original, de Eric Donaldson:

Na época do Black and Blue, a banda iria contar com o novato Ron Wood, que só iria gravar pela primeira vez na faixa “Hey Negrita”. Nas demais faixas, as guitarras eram revezadas entre os outros integrantes. Mick Taylor ainda era o parceiro de Keef nas cordas.

O grupo inglês de reggae UB40 também fez uma versão de “Cherry Oh Baby”, que consta em seu álbum Labour Of Love, de 1983.

“Oh Cherry” na versão do UB40:

Charlie Watts certa vez declarou: “A influência do Reggae nas músicas de Black And Blue vieram principalmente de Keith (…) Mick certamente estava focado no reggae. Eu tinha todas as gravações (de reggae) comigo quando nos mudamos para a França e quando estávamos gravando faixas para o Exile On Main Street, na casa de Keith. Mick as tinha muito bem. Eu tocaria “Cherry Oh Baby” para ele ou ele a tocaria para mim. The Harder They Come foi um álbum que Keith ouvia muito…”
É um reggae meio quadradão, mas vale pela curiosidade da canção. E nos teclados, Mr. Billy Preston:

  • Daniel Cabral

    Apenas esclarecendo um trecho que não ficou claro: na época da gravação de Goat’s Head Soup, o guitarrista dos Stones ainda era o Mick Taylor, e não Ron Wood. Porém, no disco seguinte, Black and BLue, Mick Taylor tinha saído da banda e Ron Wood acabado de entrar.

    Por fim, a foto que você usou no artigo é de Keith com o Mick Taylor e não com o Ron Wood. Acho que uma legenda ajudaria 🙂

    De qualquer forma, obrigado por lembrar essa grande canção!

  • Saudosista

    …pior que hoje amanheci c/ vontade de ouvir UB40…