Os 19 anos de “Live Forever”, terceiro single lançado pelo Oasis

Iniciada por Noel Gallagher ainda nos tempos de Inspiral Carpets – grupo que contava com o futuro guitarrista do Oasis como roadie – “Live Forever” teria sido a composição decisiva para que Liam permitisse a entrada do irmão mais velho na banda, além de render um contrato com a Creation Records.

Noel escreveu “Live Forever” em seu apartamento na cidade de Manchester após ouvir a melodia que conduzia o refrão de “Shine A Light”, faixa da melhor banda de rock do mundo, os Rolling Stones, lançada em 1972 no álbum Exile On Main Street. Parte da letra também faz referência à profissão de Peggy Gallagher (mãe de Noel) que na época exercia a função de jardineira.

“May the good Lord Shine a Light on you”, o refrão que serviu como principal inspiração para “Live Forever”

Shine a Light by The Rolling Stones on Grooveshark

Gravado nos estúdios Clear, em Manchester, “Live Forever” foi o primeiro single do Oasis a figurar nas paradas de sucesso do Reino Unido. Apesar disso, a música não deslanchou nos Estados Unidos. Na capa do CD, uma fotografia da casa em que John Lennon viveu durante sua infância em Liverpool.

Já o lançamento oficial da canção aconteceu em 8 de agosto de 1994 (um mês antes do álbum Definitely Maybe ver a luz do dia), mas a consagração de “Live Forever” ao longo dos anos só aumentou, fazendo com que a faixa fosse mencionada como a melhor de todos os tempos em várias listas especializadas (alguns exemplos aqui, aqui e aqui).

“Live Forever” permaneceu no setlist do Oasis até o fim da banda, anunciado em 2009 – o que só comprova a importância da música para a banda. E para os fãs, claro.

  • Junior

    Aí sim 😀

  • Vander L

    Uma das melhores!

  • Fã :)

    Véio, na boa: dane-se se essa melodia maravilhosa ñ vingou nos States!
    Muito bom o video, a compilação ano após ano…bons tempos aquele…