Os 32 anos do Walkman

Hoje esse aparelhinho completou 32 anos de história. Você se lembra do seu primeiro Walkman? Foi no dia 1 de julho de 1979 que Akio Morita e a Sony lançaram o primeiro leitor de cassetes portátil no Japão. Mas foi no Reino Unido que a invenção começou a ser aprimorada, ganhando estereofonia e duas entradas para mini fones.

 TPS-L2, o primeiro modelo japonês do Walkman

Em 1984 o mundo do jornalismo foi um dos beneficiados com o modelo Professional WM-D6C, que fazia gravações com a mesma qualidade dos aparelhos não portáteis. Claro que músicos e ouvintes de rádio FM também gostaram da ideia (Henry Rollins chegou a gravar um disco usando somente um Walkman Pro).

Também foi em 1984 que o primeiro tocador de CD portátil foi lançado. O nome dele? Discman.

Ao longo de 30 anos, os walkmans foram líderes de mercado vendendo mais de 385 milhões de modelos, indo da fita cassete ao CD. Empresas concorrentes como Toshiba, Aiwa e Panasonic também entraram na briga, lançando modelos com os mais variados recursos tecnológicos. Isso até a chegada da Apple e seus iPods modernosos, que também merecem um capítulo à parte na história.

Se você ainda tem aquele aparelho que te acompanhava no caminho durante as aulas do colégio, guarde-o com carinho. Em outubro de 2010 a Sony anunciou o encerramento das fabricações do Walkman.

Para finalizar, fiquem com uma pequena reportagem sobre a história do Walkman. É isso.