Os 43 anos do Festival de Woodstock

No dia 15 de agosto de 1969 teve início na famosa fazenda de Max Yasgur o Festival de Woodstock. Com o lema “Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música”, o evento foi assistido por quinhentas mil pessoas que viram atrações como Jimi Hendrix, Joe Cocker, Crosby Stills Nash & Young, Santana, The Who, Creedence Clearwater Revival, Grateful Dead, Janis Joplin, The Band, Joan Baez, Melanie, Ten Years After, Sly and the Family Stone, Johnny e Edgar Winter, Jefferson Airplane, Country Joe and the Fish, Blood Sweat and Tears, Joe Cocker, entre tantos outros.

Ainda que o discurso defendesse o uso de drogas, paz e amor livre houve três mortes e quatro abortos nas dependências rurais do festival que, apesar do nome, aconteceu nas dependências de Bethel, pequena cidade localizada no estado de Nova Iorque. As condições de higiene e saneamento também eram as mais precárias possíveis, agravadas pelo clima chuvoso que castigou os campings espalhados pela fazenda.

Mesmo com todas os problemas de estrutura, o Festival de Woodstock ainda é tido como um dos grandes momentos da história do rock and roll, que deixava de se tornar um simples gênero musical para se transformar em um estilo de vida. Na sequência, uma pequena história sobre Woodstock, além de uma pequena seleção de performances registradas durante os três de evento. Enjoy.

  • http://yahoo Joana Pinto – D.F.

    Certa vez um jornalista perguntou a um velho hippie nativo: “0 sr. esteve lá? 0 que nos diz?”
    “Meu jovem, quem diz se lembrar de algo é porque não esteve no grande festival!”
    Pronto! Cabou! Tava todo mundo doidão ali!! hararhahrsa