Ouça 10 novidades presentes na décima-oitava coletânea do projeto Cena Independente

cena independente 18

Capa assinada pelo designer Guilherme Campos

E segue a nossa Cena Independente, projeto mensal levantado por vários blogs que garimpam e mapeiam o que de melhor rolou em alguns estados brasileiros. O resultado é divulgado na forma de uma coletânea cheia de novidades, com artistas e músicas fresquinhas, das quais você provavelmente irá ouvir falar nos próximos meses e anos.

A seleção montada foi organizada competentemente pelo pessoal do FUGA Underground. Abaixo, você encontra a coletânea para download e streaming, além de saber quais foram as indicações de cada site e quais estados representam.

Mixtape Cena Independente #18 – Download / Streaming:

PERNAMBUCO: AltNewspapper

Paes – The World Hipocrisy

mpb/alternativo/experimental

Paulo Paes é um dos nomes que da um novo fôlego a estética da MPB, fazendo uso da mesma unida a ideias interessantes e identidade sonora bastante forte. Utilizando o sobrenome como nome, o músico já lançou três EPs ao longo de sua breve carreira de seis anos. Nesse mês, lançou seu primeiro disco cheio, “Sem Despedida”. Um trabalho cheio de autorreferencias em suas relações, seja familiares ou amorosas, e carregado de nostalgia. A faixa “The World Hypocrisy” é a sétima do disco e fala da necessidade de união entre as pessoas, e da necessidade de se afastar um pouco da correria do mundo moderno vez por outra.

Para quem gosta de: Chico Buarque, Tropicália, Jards Macalé

Mais de Paes no Soundcloud

SÃO PAULO: Move That Jukebox

Aldo – Naked Man In The Sky

electro/disco punk/dance

“Is Love” é o trabalho de estreia da dupla paulistana Aldo, formada pelos irmãos Murilo e André Faria. O duo, em oito canções, trabalha com a intenção-mor de fazer os ouvintes não se distanciarem da pista, disparando influências de várias épocas da música eletrônica. Mas nos momentos derradeiros das rajadas de sintetizadores, encontramos “Naked Man In The Sky”. A faixa acalma os nervos com suavidade e serve como descanso merecido pra quem se esbaldou de tanto dançar durante as músicas anteriores.

Para quem gosta de: LCD Soundsystem, Daft Punk, The Rapture

Mais de Aldo no Soundcloud

RIO DE JANEIRO: RockInPress

Beatbass High Tech – Reza Pro Rei Sol

afro/regional/black music

Mais um filho proveniente da semi-promiscua cena musical de Volta Redonda, interior carioca, a Beatbass High Tech mergulha na cultura afro musical brasileira e traz a superfície um groove refinado, repleto de percussões e uma mensagem espiritual em suas canções. A banda está em fase de gravação do álbum “Luzes Sonoras”, ainda sem data de estreia, mas já mostrou a que veio: “Reza Pro Rei Sol” mistura religiosidades com teclados e scratchs, atualizando sua sonoridade e o ousado estilo.

Para quem gosta de: Criolo, Amplexos, Cabruera

Mais de Beatbass High Tech no Soundcloud

BAHIA: El Cabong

Os Nelsons – Tsunami

música moderna baiana

Vindo de Paulo Afonso, uma cidade pouco conhecida pela tradição musical, o grupo Os Nelsons foi formada em 2010, mas só em 2013 começou a aparecer e chamar atenção pela surpreendente sonoridade. Misturando sons contemporâneos periféricos com ritmos diversos, une raggamuffin, música regional, rap, dancehall, eletrônica, samba reggae e afrobeat numa levada cheia de personalidade que dialoga com o que há de mais moderno na Bahia atualmente. À base de guitarra, baixo e programações e com um vocalista ligado na tomada, o grupo já levou sua música para Europa e está lançando o primeiro CD.

Para quem gosta de: BaianaSystem, Bembatrio, Asian Dub Foundation

Mais de Os Nelsons no Soundcloud

RORAIMA: Som Independente

Jamrock – Praia

reggae rock

Jamrock é um grupo de Reggae Rock formado em 2010, de Boa Vista/RR, Extremo Norte do Brasil. Formada por Ana Gabriela, Hugo Pereira (baixo e voz), Hyago Moura (guitarra e voz) e Roberto Vizotto (bateria), a banda faz a união da harmonia e amor do reggae com a atitude do rock, suas canções propagam mensagens positivas através de letras inspiradas tanto no cotidiano das pessoas, quanto em sentimentos como amor, paz, respeito e harmonia com a natureza, fazendo de seus shows um misto de relação transcendental, amor e união. A Jamrock lançou, em 2013, seu mais novo o cd que chama “Ao vivo na Casa do Neuber” em formato físico e para download.

Para quem gosta de: Natiruts, Ponto de Equilíbrio, Planta & Raiz

Mais da banda Jamrock no Soundcloud

RIO GRANDE DO NORTE: FUGA Underground

Quint! – Quint! (Jaws)

surf rock/experimental/rock

Enquanto Os Bonnies permanecem em um hiato, o guitarrista Arthur R. continua dando vazão à sua criatividade em outros projetos. Depois de lançar seu segundo álbum solo, “K7”, em setembro do ano passado, o músico reapareceu agora no final de março com Quint!, trabalho criado em parceria com o baterista Daniel de Morais (Os Inflamáveis). As sete faixas instrumentais do EP homônimo dão sequência ao mesmo trabalho anárquico já visto nos álbuns solos de Arthur. Em “Quint! (Jaws)”, a banda apresenta um surf rock como tema para o Capitão Quint, caçador do filme “Tubarão”.

Para quem gosta de: Man or Astro-man? e Little Quail and The Mad Birds

MARANHÃO: Shock Review

Vinil Do Avesso – Nada Do Que Tenha Vida

blues/rock

A Vinil do Avesso vem de São Luís com a proposta de criar músicas baseadas no rock dos anos 60 e 70, blues e funk, na pegada de Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Pink Floyd, Janis Joplin, Bob Dylan e Neil Young. Conhecida na cidade pela música “Vida Real”, a banda está lançando uma série de três singles acompanhados de uma arte gráfica original criada pela Mondo Arts. “Nada Do Que Tenha Vida” é o primeiro e traz bem marcado o estilo da banda: riff blueseiro, vocais e baterias cheias de força e swing, e uma letra dura e ácida. Pra gritar junto e escutar no talo!

Para quem gosta de: Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Janis Joplin

Mais de Vinil Do Avesso no Facebook

ALAGOAS: Sirva-se

Retrato Abstrato – Andarilho

rock/pop/alternativo

A banda foi formada em 2011 e de lá pra cá passou por algumas
transformações, novos integrantes chegaram para somar e o quinteto é hoje
composto por: Jon Melo (vocal), Weber Lessa (bateria), Ivalter Júnior
(baixo), Márcio Moreira e Igor Calado (guitarras). O som da banda de
Maceió é o resultado da influência diversificada de seus integrantes, que
vai desde o auge do rock nacional do fim dos anos 80 ao grunge de Seattle
da década de 90. A faixa “Andarilho” é a mais recente, gravada esse mês
pelos caras, e uma das que compõem um EP que vem sendo finalizado.

Para quem gosta de: Pearl Jam, Cruz, Barão Vermelho

Mais de Retrato Abstrato no Soundcloud

CEARÁ: Implosão Sonora

Estereoh – A Última Vontade É A Que Vence

rock alternativo

Quem cresceu em Fortaleza alimenta uma relação de amor e ódio por essa cidade de muralhas em torno do mar. Há quem não queira sair daqui nunca, mas há quem foi bem ali e nunca mais voltou. Aconteceu isso com várias bandas, claro, mas a gente ainda tem um pá de bandas ótimas por aqui. É o caso da Estereoh, que é formada pelo guitarrista e vocalista Jack de Carvalho, pelo baixista Igor Morais e pelo baterista Fábio Alves. Conflitos familiares, cotidiano de quem vive na terra-do-sol-quente são retratados nas letras da banda, que tem muita influência do rock alternativo dos anos 1990.

Para quem gosta de: Smashing Pumpkins, Violins

Mais sobre a Estereoh no Facebook

RIO GRANDE DO SUL: Ignes Elevanium

Swords At Hymns – The Only End To A Brave

black metal/folk/pagan metal

Swords At Hymns é uma one-man band de Caxias do Sul que desde o final de 2012 pratica um black metal com pesadíssimas influências folk, em algo próximo do pagan metal mas com uma dose cavalar de originalidade. O responsável pelo projeto é Maicon ‘Sassá’ Ristow, que lançou em janeiro deste ano, o single “The Only End To A Brave”, uma faixa empolgante e pesada, com vocais e instrumental bastante sólidos, tornando o Swords At Hymns já de cara uma das mais promissoras bandas de Metal tupiniquins. O primeiro CD da banda está pra sair ainda este ano, e já aguardamos ansiosamente!

Para quem gosta de: Aggaloch, Bathory, Empyrium

Mais de Swords At Hymns no Facebook

 

 ——————————————————————-

Para saber mais, acesse este link. Conhece ou tem algum blog de novidades musicais nacionais que não é dos estados listados acima? Tá a fim de fazer parte da Cena Independente? Mande um email para:mixtape.cenaindependente@gmail.com.

 

  • After study a few of the blog posts on your website now, i truly much like your way of blogging. I book marked it for you to my bookmark website list and will be looking at back soon. Pls check out my web page as well and let me know how you feel.