Especial Pet Sounds

O décimo primeiro álbum dos Beach Boys completa 48 anos de existência hoje. Pet Sounds foi gravado no período em que Brian Wilson e sua banda pararam de excursionar, mantendo o foco exclusivamente nos trabalhos de estúdio. O resultado disso é um dos discos pioneiros do chamado art rock, com temas sofisticados, complexos, inovadores e nada convencionais.

Todas as faixas foram gravadas ao longo de quatro meses em vários estúdios de Los Angeles (Gold Star Studios, United Western Recorders e Sunset Sound), junto com uma extensa e respeitável equipe de músicos de apoio, incluindo o guitarrista de jazz Barney Kessel, a baixista Carol Kaye e o baterista Hal Blaine. Brian Wilson escreveu, arranjou e produziu todas as músicas, com exceção de “Sloop John B”.

Junto com Phil Spector, Brian foi o verdadeiro pioneiro no conceito de utilizar o estúdio como um instrumento, explorando ao máximo todas as combinações de sons possíveis a partir da soma de instrumentos elétricos e vozes, adicionando eco e reverberação.

A genialidade de Brian Wilson nunca foi valorizada como ela realmente merece, provavelmente pela abundância de álbuns experimentais que invadiam os anos 1960 (não custa lembrar que Rubber Soul, The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators, Fresh Cream e Freak Out! foram todos lançados em 1966, direcionando a música pop para territórios nunca antes explorados).

A verdade é que Brian Wilson foi o verdadeiro gênio de seu tempo, maior inclusive que os Beatles, que só foram o que foram graças ao talento unificado de Paul, John, George, Ringo e os produtores George Martin e Phil Spector. Uma verdadeira covardia (no bom sentido do termo, somos todos fãs de Beatles).

E para finalizar, a melhor maneira de celebrar o legado revolucionário e incontestável de Pet Sounds para os dias de hoje é ouvi-lo do começo ao fim. Enjoy.

1. Wouldn’t It Be Nice 0:00
2. You Still Believe in Me 02:26
3. That’s Not Me 04:57
4. Don’t Talk 07:25
5. I’m Waiting for the Day 10:18
6. Let’s Go Away for Awhile 13:23
7. Sloop John B 15:44
8. God Only Knows 18:40
9. I Know There’s an Answer 21:32
10. Here Today 24:42
11. I Just Wasn’t Made for These Times 27:36
12. Pet Sounds 30:49

  • vitor

    Que perigoso afirmar que “o verdadeiro gênio de seu tempo, maior inclusive que os Beatles”.
    Cuidado, rapaz..

  • Lauro César

    Falou a verdade verdadeira.

  • Raquel

    É realmente complicado essa colocação, principalmente quando temos beatlemaníacos que não aceitam opiniões diferentes, digo isso por experiência própria.

  • Luís

    Que ele é um gênio, isso é indiscutível. Só não podemos dizer q era mais genial do q Paul, John, pq esses dois tiveram anos pra exercitar sua genialidade, e o talento grandioso de Brian se revelou por um espaço de tempo menor. Longevidade e regularidade é algo a ser levado em conta, e nisso os Beatles ganham de qualquer um.

  • Falou tudo, Luís, por isso os Rolling Stones são a melhor banda de rock do mundo desde 1965. Regularidade e longevidade não são para qualquer um.

  • Candinha

    Morrisey disse certa vez:”Saiam do Palco!” – referindo-se aos Stones! xiiiiiiii

  • Matheus

    Pet Sounds é o melhor disco de música pop que eu já ouvi, não meu favorito, mas não tem uma nota ou um verso que não faz sentido. É atemporal.