Planeta Terra ’09 – Sonic Youth (Parte 3/9)

sy

That’s/ what we know/ about us

O fato era bem simples: quem foi ao Planeta Terra para ver Thurston Moore, Lee Ranaldo, Kim Gordon, Mark Ibold (baixista do Pavement) e Steve Shelley fazerem uma ode aos clássicos da banda como “100%“, “Dirty Boots“, “Schizophrenia“, “Sugar Kane“, “Kool Thing” e “Teen Age Riot“, se decepcionou. Mas “decepção” é uma palavra que, aparentemente, nem passa perto dos fãs fervorosos do quinteto americano. Com um repertório baseado em seu último disco, o ótimo The Eternal, a banda fez o que dela era esperado: um show relativamente pequeno mas que encantou não só os fãs oldschool, como também os jovens que ouviram falar em Ting Tings antes mesmo de Sonic Youth.

Começando com a energética “No way“, o Sonic deu início à apresentação quando a chuva começava a dar indícios de que não iria embora tão cedo do Playcenter. Na sequência veio a abertura de The Eternal, a explosiva “Sacred Trickster” (faixa favorita do Alex, que estava no banheiro quando a música foi tocada. #fail). Durante o set de 15 músicas, o álbum de 2009 foi representado por 8 músicas – infelizmente a linda “Walking blue” ficou de fora. A dupla do Daydream NationThe sprawl” e “Cross the breeze” protagonizou uma catarse de 15 minutos ininterruptos de muita barulheira e que, por si só, já fez valer a pena o ingresso de muitos ali presentes.

Falando em fazer o ingresso valer a pena, vale citar dois momentos: 1) Kim Gordon, depois de terminar sua parte nos vocais de “Jams run free”, começa a rodar em torno de si mesma e, alguns muitos segundos depois, cai no chão de tanta tontura, levando os presentes a um misto de delírio com risadas exaltadas. 2) “Antenna”, uma das mais emocionantes faixas de The Eternal, sendo tocada quando a chuva começava a engrossar foi épico!

1. No Way
2. Sacred Trickster

3. Calming Snake
4. Hey Joni
5. Leaky Lifeboat
6. Anti-Orgasm
7. Antenna
8. Stereo Sanctity
9. The Sprawl
10. Cross the Breeze
11. Poison Arrow
12. What We Know
13. Jam Runs Free
14. Pink Steam
15. Death Valley ’69

_______________

Leia também:

Planeta Terra ’09 – Móveis Coloniais de Acaju
Planeta Terra ’09 – Maximo Park