PopBox #5: Grimes, Major Lazer, Mika, Rihanna, Charli XCX e outras novidades

Depois de quatro edições, a coluna Balanço Pop volta recauchutada para 2015, começando pelo novo nome: a partir de agora, quinzenalmente, você encontra na PopBox mais um cantinho cheio de novidades, lançamentos e clipes imperdíveis. Pode favoritar! E pra fechar março, que foi avassalador no mundo da música, entre os mais diferentes ritmos, não tem como não bater os pezinhos e/ou cantar junto pelo uma das 15 faixas que selecionamos como destaques obrigatórios do mês. Vamos começar?

 

Major Lazer X DJ Snake feat. Mø – Lean On

Um featuring dos mais inesperados veio como uma bomba logo no começo do mês e despertou em toda nação a malemolência moombahton típica do Major Lazer. Nessa mistura, o jeitinho DJ Snake de fazer qualquer um se mexer sem esforço com os vocais doces e inconfundíveis da dinamarquesa Mø temos um combo indiano esperto e certeiro com “Lean On”, que marcou a vinda do Major Lazer no Lollapalooza nesse fim de semana e da Mø e seus shows agendados para maio.

 

Toro y Moi – Buffalo

“Buffalo” veio numa sonoridade um pouco mais pop que Chaz Bundick e seu Toro y Moi costumam fazer. Com uma jam retrô, que remete ligeiramente a “Get Lucky”, o single dá o tom do álbum, que promete ser tão legal e interessante quando este single que marca a prévia da divulgação.

 

Marina and the Diamonds – Forget

Mais uma “Froot of the Month”, “Forget” é uma das faixas mais uptempo do álbum de Marina and the Diamonds. De visual e iluminação impecáveis, o video trabalha o Ying e Yang de Marina através de uma câmera circular. Ela era uma das atrações mais esperadas no Lollapalooza, onde apresentaria as músicas de FROOT, que saiu este mês.

 

Kanye West – All Day

Kanye West apresentou “All Day” pela primeira vez no Brit Awards no final do mês passado e tratou de divulgar logo a versão finalizada do single. Com um sample marcante, a canção tem um featuring fino e de peso, composto por Theophilus London, Allan Kingdom e Paul McCartney (!), sem se esquecer que é produzida por French Montana e Velous. Estamos à espera do vídeo, que não deve demorar muito pra chegar.

 

M.I.A. – Can See Can Do

Também de sample marcante produzido pelo Partsquad, M.I.A. resolveu sair da tumba e fazer uma surpresinha geral, com o single “Can See Can Do”. Não temos mais informações sobre próximos lançamentos, vídeo ou álbum, mas os sintetizadores do single já são suficientes pra gente encarar uma dancinha exótica e descompromissada, certo?

 

Lykke Li + Woodkid – Never Let You Down

Esse mês os featurings estão reinando, sim – ótimas parcerias, por sinal. Com os reis da música downtempo, Woodkid e Lykke Li, não seria diferente. “Never Let You Down” é uma collab para a trilha sonora do filme Insurgente e é delicada na medida, intimista e de vocais bem elegantes.

 

Grimes – REALiTi

Já que a Grimes decidiu recomeçar a produção do seu álbum novo por achar o resultado um pouco deprimente, ela resolveu agradecer aos fãs asiáticos (por que só eles?) através de um vídeo da demo “REALiTi”, faixa descartada do tal disco. Menos conceitual e sem deixar a qualidade do pop cair. Chega mais, Grimes!

 

St. Vincent – Teenage Talk

Especialmente feita para a série Girls, St. Vincent vem com um preview da inédita “Teenage Talk”, uma balada que é bem a cara da Lena Dunham. A música não foi lançada por completo, mas vale a pena ouvir esse preview de um dos nomes mais elogiados do Lollapalooza deste ano!

 

Big Data – Get Some Freedom (feat. Dragonette)

Big Data chegou chegando com um single pesado e muito interessante, “Get Some Freedom”, com os vocais da Martina Sorbara, do Dragonette. Mais uma parceria que deu bastante certo, com pegada electro-indie. Big Data lançou seu álbum 2.0 há poucos dias, cheio de colaborações de respeito.

 

Bleachers feat. Grimes – Entropy

Essa faixa reúne três fatores já expostos nesta coluna: colaboração que deu certo, Grimes e trilha sonora de Girls. Esse synthpop suave de atmosfera meio neon-bucólica faz parte de um dos episódios da série e não foi à toa. Jack Antonoff, aka responsável pelo Bleachers, é namorado de Lena Dunham e produziu uma faixa caprichadíssima em sua segunda collab com a Grimes.

 

Tricky feat. Mallu Magalhães – Something In The Way

Tricky, ex-Massive Attack, veio ao Brasil se apresentar no Nublu Jazz Festival. Esse mês, o mestre do trip hop promoveu um featuring com ninguém mais, ninguém menos que a menina brasileira de voz doce Mallu Magalhães, na música “Something In The Way”. Por essa realmente ninguém esperava, e não podemos deixar de ressaltar o quão legal é o resultado disso aí.

 

Charli XCX – Famous

Um dos lançamentos via YouTube Music Awards é o novo single da Charli XCX, que apostou num hit de tom divertido, teen e dançante. A inspiração da cantora é sempre o auge dos anos 90, as referências dos quais funcionam muito bem por não resultarem em uma estética ultrapassada – muito pelo contrário, ironicamente.

 

Shamir – Call It Off

Mais um lançamento YTMA, o single “Call It Off” é um disco-pop muito interessante e Shamir é uma atração peculiar e promissora. De apenas 20 anos, tem estética bastante orgânica e sabe aproveitar o espírito Geração Z. Quem ainda não ouviu, aproveite, porque você ainda ouvirá falar bastante sobre Shamir!

 

Mika – Talk About You

Mika, que assim como a Grimes, está há um tempo sem lançar um álbum novo, veio de surpresa com ‘Talk About You’. Pelo menos temos ótimas novas: o CD, sem prévia de lançamento, se chama No Place In Heaven e, se for baseado neste single, contará com várias músicas pop alto astral, que o Mika não perde a mão pra fazer.

 

Rihanna – Bitch Better Have My Money 

Essa semana foi a vez da Rihanna mostrar as caras do que será o #R8 (como costuma chamar seu oitavo CD, ainda sem nome oficial). O single “Bitch Better Have My Money” mostra uma Rihanna com voz mais crua e de sonoridade mais urban, deixando um pouco de lado a vertente pop. A primeira apresentação da música foi no iHeartRadio Music Awards, que rolou neste fim de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *