Projeto Cena Independente chega à quinta edição com novidades de 13 estados brasileiros

Capa feita pela designer baiana Silvis

Com o fim de maio, é hora de começar a propagação do que tivemos de melhor em termos de novidades musicais Brasil afora nos últimos 30 dias. Tô falando do projeto Cena Independente, sobre o qual fizemos um apanhado geral até a edição da mixtape de abril.

A seleção montada por blogs representantes de vários estados do país – e organizada competentemente pelo pessoal do FUGA Underground – volta agora no comeco de junho cheia de momentos fresquinhos. São 13 faixas representando, obviamente, 13 estados. Abaixo, você encontra a mixtape para download e streaming, além de saber quais foram as indicações de cada blog e quais estados representam. Bom passeio:

Mixtape Cena Independente #5 – Download / Streaming:

ESPÍRITO SANTO: Ignes Elevanium

SILVA – 2012

mpb experimental/alternativo

SILVA, de Lúcio da Silva Souza, é o mais novo projeto nacional a causar uma rápida e, o que tudo indica, forte paixão na cena indie. Sua música casa o experimental com a MPB (e vários outros elementos) de tal forma que “alternativo” é a forma mais ampla e preguiçosa de classificar seu som. Para quem não estava neste mundo, SILVA foi um dos destaques nacionais no SÓNAR e, como se não fosse o bastante, SILVA EP é apenas seu primeiro release e ainda independente… Já podemos mimá-lo? Ouça 2012, o novo single.

Para quem gosta de: Marcelo Jeneci e Passo Torto

Mais de SILVA no Facebook

RIO DE JANEIRO: RockinPress

Letto – Aeroporto de Pipas

chilliwave/downtempo

Letto é um carioca de música calma, ensolarada e divertida. Gosta de misturar climas com a MPB, brincando com palavras e significados e envolvendo o ouvinte com sua voz bonita e suave. O músico encontra-se trabalhando em gravação do seu terceiro trabalho, mas antes que chegue aos nossos ouvidos, conheça o single do álbum “Fotografia das Falas”, lançado em 2011. A faixa “Aeroporto de Pipas” é um bom exemplo da mistura bonita que Letto gosta de propor. Ouça para ensolarar tardes e embalar noites.

Para quem gosta de: Tono, Domenico Lancelotte, Vinícius Castro

Mais de Letto no site oficial

MINAS GERAIS: Meio Desligado

Bruno Fleming – Bebé e Zé Canarinho

indie/folk/lo-fi

“Semente de romã, bigode de leite” é o ambicioso projeto de Bruno Fleming, artista da cidade de Ouro Fino, no interior de Minas Gerais. Trata-se de uma “ópera rock indie-folk” dividida em oito volumes que formam uma única estória. Nos primeiros volumes já lançados, o trabalho soa como uma música infantil bizarra carregada de nostalgia, clima caseiro e lo-fi. Uma das melhores novidades a surgir nos últimos tempos em MG.

Para quem gosta de: Beirut, Cícero, Marcelo Camelo

Mais de Bruno Fleming no Soundcloud

SÃO PAULO: Move That Jukebox

Onagra Claudique – Mais Cinco Minutos

folk/indie/pop

A dupla Onagra Claudique não economiza lirismo e boas intenções em seu EP de estreia. “A Hora e a Vez de Onagra Claudique”, em uma dúzia de minutos, emociona e aquece mais a alma do que a maioria dos discos cheios lançados por aí. “Umwelt”, que remete a “Toxic Girl”, do Kings of Convenience, e “Mais Cinco Minutos” deixariam a dupla norueguesa se mordendo de inveja. Já “Papo Lampinho” é uma marchinha indie deliciosa, que fecha, num clima good-vibe-total, um dos EPs mais surpreendentes do ano.

Para quem gosta de: Kings of Convenience, Cícero, Do Amor

Mais de Onagra Claudique no Bandcamp

RIO GRANDE DO NORTE: FUGA Underground

Dusouto – Ela Não Sabe Quem Eu Sou

drum ‘n’ bass/samba

Quase três anos depois de “Malokero High Society”, o Dusouto pôs na rua seu terceiro disco, o aguardadíssimo “Cretino!”. A banda que mais toca na cidade de Natal voltou com sua mistura festiva e descontraída de samba, drum’n’bass e ragga naquele que deve ser seu álbum mais rico em timbres e instrumentação, como já anunciava o elogiado clipe da música que dá nome ao disco. Mais orgânico, também vem cheio de romantismo. “Ela Não Sabe Quem Eu Sou” não deixa mentir.

Para quem gosta de: Mundo Livre S/A

Mais de Dusouto no site oficial

MATO GROSSO: Factóide!

Rirous – Coca Cola e Você

pop rock

O Rirous é uma banda bem nova em Cuiabá, que não faz parte dos tradicionais circuitos indies da cidade, mas que tem ganho admiradores na internet com seu som leve, bem produzido e sem medo de ser pop.

Para quem gosta de: Soulstripper e Jack Johnson

Mais de Rirous no Soundcloud

PERNAMBUCO: AltNewspaper

Rimocrata – Últimas Noticiais 

rap/hip hop/free style

Vi uma apresentação do Rimocrata esse mês aqui no Recife, o cara era uma das atrações de uma noite que seria finalizada pelo Criolo e Dj, mandando músicas da fase rap do cara. Mesmo com isso, o que mais chamou minha atenção naquela noite foi o (até então) pouco conhecido por mim, Rimocrata. A música mais legal do cara pra mim é “Últimas Noticias”. Tem uma base que começa numa espécie de viola e uma letra ácida e inteligente, é um tapa na cara repetitivo, com diversas reais do mundo e do nordeste. Já que o ritmo do Brasil agora é esse, conheçam o novo rap madeinpernambuco…

Para quem gosta de: Emicida, Racionais Mc, Faces do Subúrbio

Mais de Rimocrata no Soundcloud

BAHIA: el Cabong

Cascadura – Uma Lenda do Fogo

rock

Nos 20 anos de banda, a veterana Cascadura mostra que ainda tem o que mostrar. No novo álbum, “Aleluia”, um disco duplo, a banda apresenta um trabalho conceitual falando sobre Salvador, suas riquezas, seus problemas, seus personagens, sua história. O trabalho traz o rock que marcou o grupo, mas traz novos elementos inseridos em sua sonoridade e que combinam com a proposta do disco. Guitarras dialogando com percussão e pontos de candomblé, sopros, piano e diversas participações especiais. De Pitty e Beto Bruno a Siba e a Orkestra Rumpilezz, sem falar num quase completo quem é quem do rock baiano.

Para quem gosta de: Rolling Stones (“Beggars Banquet”) e Grand Funk Railroad

Mais de Cascadura no site oficial

GOIÁS: Alice Ilícita

Girliehell – Walk Away

garagem/hard house/rock

Um chute na ‘mulêra’! É mais ou menos isso o que você vai sentir quanto ouvir a música ‘Struggle’, uma das músicas do primeiro CD das meninas da Girliehell “Get Hard!”, lançado no início de 2012 pelo selo Monstros Discos. Apesar de Struggle ser a música que mais gosto, a nossa indicação é a música “Walk Away” que é a música de trabalho da banda. Destaque também, para as músicas “Girlie’s Night” e ”Fire” que também estão para download no site oficial.

Mais de GirlieHell no site oficial

PARAÍBA: Atividade FM

Hazamat – Música: Astrolábios

rock progressivo regional brasileiro nordestino

Quantas mudanças podem acontecer numa banda com 4 anos de carreira? Para a Hazamat, aconteceram muitas, algumas decisivas para o papel da banda no cenário independente musical de hoje. Formada por quatro paraibanos que não negam suas raízes – Diogo Egypto (Baixo/Vocal), Pedro Guimarães (Guitarra/Backing Vocal), João Araújo (Guitarra/Vocal), Pedro Araújo (Bateria) – a banda, que já se chamou Molestrike, hoje aposta em sonoridades e conceitos diferentes, mais focados em fazer seu papel na cultura do Nordeste e, claro, com o objetivo de crescer e evoluir como banda. Sem tirar o pé do passado mezzo metaleiro mezzo rock’n’roll, que era o que formava a base musical do Molestrike, a Hazamat se inspira em reproduções musicais do querido nordeste, mas que não tomam o lugar das grandes viradas de bateria e solos de guitarra. As letras também não deixa escapar esta influência nordestina tão forte. Por isso, contam causos e histórias do sertanejo, às vezes buscando na época dos escravos um bonito romance, mas sem deixar de lado a pegada forte e roqueira ainda muito presente sonoridade na banda.

Para quem gosta de: Seu Zé, Madame Saatan, The Baggios

Mais de Hazamat no site oficial

ALAGOAS: Sirva-se

Tequilla Bomb – Se Acabó La Tequila

dub/drum’n’bass/experimental

Tequilla Bomb é um duo de músicos maceioenses que compartilham da mesma inquietação musical, são ativos em bandas e agora caem de cabeça nesse novo projeto. Uma banda que inova por aqui, trazendo uma sonoridade diferenciada para a cidade através de uma mescla certeira de elementos da música jamaicana e ritmos eletrônicos como: drums and bass, jungle e dubstep. “Se Acabó La Tequila” é uma música dançante, com uma batida intensa e cheia de efeitos.

Para quem gosta de: Asian Dub Foundation, Dub Mafia, DJMarky

Mais de Tequilla Bomb no Soundcloud

PARANÁ: Defenestrando

Locomotiva Duben – Agradecer e Respirar

reggaedubrasilidade

Um pouco de reggae, um pouquinho de dub e um bom tanto de brasilidade: no meio dessa mistura está a Locomotiva Duben. Depois de ter sido uma das vencedoras do Kaiser Sound 2011 (um importante concurso de grupos locais), a banda ganhou o direito a gravar cinco músicas em estúdio. Mais tarde, a Locomotiva usou do crowdfunding para gravar outras cinco músicas. Com dez canções prontas na mão, os caras lançam “Mundo é Labirinto”, o álbum de estreia da banda. “Agradecer e Respirar” é o primeiro single do disco.

Para quem gosta de: Tim Maia, Jorge Bem, “Santeria” do Sublime

Mais de Locomotiva Duben no Soundcloud

MARANHÃO: Shock Review

F. Spotti – Cabra da Peste

rap/rock/soul

F.Spotti é um rapper que foge do estereótipo do rap. Ele não se contenta em meter o pau no sistema em cima de uma base repetitiva. Pelo contrário: procura falar sobre tudo em suas letras em produções variadas e harmônicas, onde o som do DJ se mistura aos arranjos fortes da guitarra e o groovie orgânico da cozinha. Ao vivo ele divide o palco com Adnon Soares na guitarra, Rafael Cunha no baixo, Luciano Ricardo na batera e DJ NattyDread nas pick-ups. Na faixa “Cabra da Peste”, esse paulistano que já se considera ludovicense, aborda uma questão que infelizmente anda em alta no Brasil: o preconceito com os Nordestinos. A faixa conta com as participações especial de Emílio Sagaz e DJ Juarez (ex-Clã Nordestino).

Para quem gosta de: P.O.D, Limp Bizkit, Kamau, Rage Against

Mais de F. Spotti no Soundcloud

——————————————————————-

Conhece ou tem algum blog de novidades musicais nacionais que não é dos estados listados acima? Tá a fim de fazer parte da Cena Independente? Mande um email para: mixtape.cenaindependente@gmail.com.