Quarteto mineiro 3VOL lança EP de estreia e clipe para o single “Reaching Stars”

É estranho e gratificante encontrar no quintal de sua própria casa (Uberlândia e região) músicas e bandas com sonoridades diferentes dos axés, sertanejos e rocks coxinhas que permeam a maioria dos ouvidos ao redor. Em vez de covers de Steppenwolf ou Alanis Morissette, “April Skies” (J&MC) e “Gold Soundz” (Pavement) despertam a atenção instantaneamente. No lugar das melodias lineares e bonitinhas do pop que pulsa no rádio, acordes tortos e influência pesada do Sonic Youth. O 3VOL (pegou a referência do nome, né?) chega ao Triângulo Mineiro atirando 90’s indie rock pra todo lado – e sortudo de quem ficar na frente.

A banda foi formada na cidade de Araguari há não mais que 6 meses. E seus temas autorais refletem justamente a urgência e a crueza que brilham no começo de cada grupo. Seu primeiro EP, auto-intitulado, conta com 6 faixas cheias de guitarradas dissonantes, distorções à la college rock e composições sobre o cotidiano no cerrado mineiro e temas triviais sobre a vida, o universo e tudo mais.

Guts by 3VOL

“Guts”, ótima abertura e grande destaque da estreia fonográfica do 3VOL, remete a “What We Know”, da banda de Thurston Moore. Na linha de frente do quarteto está Sebastião Mendes Jr, uma espécie de J. Mascis e Lee Ranaldo com muito café e pão de queijo na veia – e isso está longe de ser uma crítica. Basta ouvir o solo que fecha a surpreendente “Rain” pra provar que o cara sabe o que faz.

“Reaching Stars”, single do EP e trilha do primeiro clipe da banda, traz Yolanda Lemos nos vocais e a cozinha – formada por Glauco R. e Ricardo Gualez – em boa sintonia. 3VOL ainda conta com “For Things That Haven’t Come”, “LSD (You And Your Friends)” e “Say Something”. Todas com produção de Eddie Shumway.

Quem curtir pode – e deve – acompanhar o quarteto mineiro pelo Facebook e Soundcloud.