(Quase) toda a verdade sobre o The Third Twin, os sobrinhos do Daft Punk

Depois da elogiada trilha sonora de Tron Legacy e do barulho besta sobre o show conjunto com o Phoenix no Terra, o Daft Punk volta a ocupar os holofotes da imprensa musical especuladora. A última notícia sobre o duo girava em torno da Daftcoke, linha de garrafas personalizadas da Coca-Cola que será lançada em tributo aos caras. Isso até a música-tema do comercial, que até então era recebida como uma nova produção do Daft Punk, ter uma versão estendida postada com nome e tudo no canal oficial de outro misterioso duo de música eletrônica, que também mantém a identidade secreta. Ouça “Your Brain is Pure”, uma música do… The Third Twin:

O acontecimento foi o suficiente para que uma tonelada de especulações brotasse blogosfera afora. A semelhança estética (tanto sonora como visual) entre os dois projetos leva à mais óbvia: seria o The Third Twin o próprio Daft Punk? Quando a staff do Arena Sound Festival teve as mesmas dúvidas e divulgou precocemente que o Daft Punk estaria vinculado ao TTT, os managers do primeiro duo enviaram um comunicado à Billboard dando aquele esporro e negando qualquer conexão.

O artigo em inglês sobre o The Third Twin na Wikipédia, no entanto, informa que o duo é formado por Yvan and Virgile de Homem-Christo, nada menos do que os sobrinhos de Guy-Manuel de Homem-Christo, o membro-fundador do Daft Punk (o outro integrante secreto é Thomas Bangalter). E mais: a carreira do TTT já conta com três álbuns lançados e uma carga ideológica densa. Além de acreditar na livre difusão da arte e disponibilizar todas as suas músicas para download gratuito no Last.fm, os caras querem fundar a “The Third Twin Society”, baseada na “união entre os seres humanos para salvar o planeta Terra e no uso positivo da tecnologia para solucionar os problemas do mundo”. Boa intenção ou marketing barato, a idéia ganhou um vídeo no Youtube e se concretizou numa grande lista de nomes aleatórios, que elenca os já adeptos da tal sociedade.

Quem acompanha o canal oficial do TTT no Youtube – cujo primeiro registro data de outubro do ano passado – já assistiu a muito material bizarro, como os vídeos das faixas do primeiro álbum, o Homemade. “Justice” é um bom exemplo:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KR1mF9UlYso&feature=player_embedded]

Em tempo, o próximo álbum de estúdio do The Third Twin sai pela Crydamoure, a gravadora de Guy-Manuel. Outros rumos do projeto ainda são obscuros, mas uma entrevista concedida à Vogue Itália revelou duas mentes tão empreendedoras e perspicazes…

Infelizmente, no mundo em que vivemos, o marketing do negócio da música contribui para mais de 80% do sucesso de uma banda. Não é difícil encontrar bons grupos desconhecidos através de redes sociais que são até melhores que alguns dos grupos já estabelecidos. A maioria das músicas que escutamos é geralmente de grupos desconhecidos e independentes. Como recomendação para os fãs de música, sugerimos que você gaste tempo tentando encontrar bandas desse segmento…

… quanto otimistas e engajadas.

Se pensarmos em uma nova forma de trabalho, uma nova forma de comunicação e exploração de matérias-primas, podemos solucionar 90% dos mais graves problemas do nosso século. Ao ouvir Technolers, você pode imaginar uma criatura deprimida e triste para o que está vendo, mas em sua voz é possível sentir um vislumbre de esperança. Essa criatura está pronta para mudar tudo.

Como sobrinhos de uma das maiores autoridades em música eletrônica de que se tem notícia, os gêmeos Homem-Christo parecem ter a faca e o queijo na mão para trilhar um caminho de sucesso. Mas só aguardando o próximo movimento dos caras para tentar entender de fato onde toda essa ambição misteriosa vai parar.