Quem é o fotógrafo apontado como autor da já icônica foto de Beyoncé grávida

Beyoncé anuncia gravidez de gêmeos e vira piada na internet para uns. FOTO: AWOL ERIZKU/REPRODUÇÃO

Awol Erizku é um artista de 29 anos. Nascido na Etiópia, mas criado no Bronx, em Nova York, nos EUA, ele concentra a maior parte de seu trabalho na fotografia — mas se apresenta como um artista multimídia.

Em diferentes plataformas, Erizku explora a mesma estética kitsch, cheia de cores, com referências artísticas e, usualmente, tem um elemento como ponto central: uma pessoa negra.

Erizku é apontado como o responsável pela já icônica foto que anunciou a gravidez de gêmeos da cantora Beyoncé. A imagem, postada pela artista na quarta-feira (1), tornou-se em um dia a foto mais curtida da história do Instagram. Em 23 horas, foram 8,3 milhões de likes.

O ensaio é expandido no site da cantora. Com os dizeres “eu tenho três corações”, mais fotos exploram o universo da gravidez e da maternidade. Há imagens da gravidez atual e também da sua primeira filha, Blue Ivy, nascida em 2011, e da mãe de Beyoncé, grávida dela. Há fotos de família, da cantora com o marido, Jay-Z, e outras versões da foto usada para anunciar a gravidez atual.Não há divulgação do nome do fotógrafo. Mas o site “Art News”, tradicional na cobertura do mercado de arte, diz que Awol Erizku é o responsável pelo ensaio.

O site sustenta a afirmação com base em uma declaração de uma fonte da galeria Nina Johnson, em Miami, nos EUA, onde o artista expôs recentemente. Segundo o site, o artista confirmou a autoria por mensagem de texto — mas não comentou o assunto para outros veículos.

A associação, no entanto, faz sentido. Seu trabalho tem elementos que se assemelham à estética das fotos divulgadas por Beyoncé. E a temática também é próxima: a cultura negra e a luta contra o racismo são temas recorrentes nas aparições públicas e posicionamentos da cantora.

Além disso, segundo a revista “Vanity Fair”, em uma das fotos do ensaio, Beyoncé está em cima de um carro que faz parte do acervo do fotógrafo:

#Beyonce

Uma foto publicada por Beyoncé (@beylite) em

Como fotógrafo, a maior parte do trabalho de Erizku é concentrada na representação de pessoas negras. Ele valoriza a moda e a cultura negra autêntica do Bronx, com unhas postiças e roupas com strass.

O artista também faz trabalhos para a revista “The New Yorker”, como este retrato da produtora e atriz Viola Davis:

 

Matéria originalmente publicada no site Nexo Jornal, pela jornalista Tatiana Dias. Confira a matéria completa aqui.  
[Nota da editora: Não é praxe o Move That Jukebox publicar matérias de outros veículos na íntegra, mas abrimos essa exceção após tantas bricandeiras na internet depreciando a foto da cantora]