Radiohead - OKNOTOK

Radiohead
OKNOTOK

XL Records

Lançamento: 23/06/2017

Comemorando 20 anos de Ok Computer, o Radiohead disponibilizou OKNOTOK, o disco traz as gravações remasterizadas do disco clássico, com mais três canções inéditas em disco e b-sides que ficaram fora do álbum de 1997.

“I Promisse” a primeira faixa do disco de bônus teve clipe disponibilizado dia 2 de junho, a faixa remete rapidamente ao som da banda naquela época, a cadência, o som acústico, se assemelham muito as composições de The Bends .

A banda era uma das coisas boas para se ouvir vindas da Inglaterra naquela época, com dois grandes discos lançados, Pablo Honey e The Bends já haviam rendido uma boa legião de fãs pelo mundo, porém o clássico e divisor de águas trabalho da banda ainda estava por vir. Ok Computer era o Radiohead com um olhar mais difuso, o rock ganhou elementos eletrônicos, melodias complexas e ainda sim radiofônicas. O tom pessoal e sincero das composições de Thom Yorke eram perfeitos para o que queria se experimentar no disco.

Uma das coisas mais legais desse relançamento é a oportunidade de ouvir novamente na integra o trabalho. Vivemos em um tempo que pouco se valoriza as 13, 14 faixas de um disco, selecionamos os singles ou músicas mais palatáveis para nossa playlist diária e ignoramos muito da informação que o artista ou banda quer passar. Redescobrir algumas músicas, gostar de outras tantas que na época mais jovens poderíamos não ter compreendido, é um bom exercício.

A sequência de ouvir as nostálgicas e clássicas “Paranoid Android”, “ Karma Police”, “No Surprises” é a procura por vídeos de todo material ao vivo e clipes da época. Esse conjunto de hits junto com músicas incríveis, porém menos reproduzidas como “Airbag”, “Exit Music (For a Film)” e “Lucky”, fizeram do disco um ponto de virada na carreira da banda e na música como um todo.

“Man Of War” é outra faixa bônus que acaba de receber clipe, a melodia crescente e as linhas de guitarra rasgadas de Jonny Greenwood e Ed O’Brien (das 3 minha preferida), a linda “Lift” completa a lista de canções.

Nos B-Sides as experimentações de “Meeting in The Aisle”, “Melatonin” e “Palo Alto”, as belas “Lull”,” Polyethylene(Parts 1 & 2)” representam um pouco do que a banda seria nos trabalhos seguintes.

O relançamento está disponível em vários formatos e uma caixa muito legal com fotos, anotações de Thom Yorke, vinis, fitas das demos do disco e algumas coisas de Stanley Donwood (responsável pela arte dos trabalhos da banda), também foi lançada. Detelha, as canções foram remasterizadas de suas fitas, sim, fitas originais!