Resenha: Banda Gentileza – Banda Gentileza

Letras inteligentes e ritmos variados compõem o debut homônimo da Banda Gentileza, que entrou rapidamente na minha lista dos melhores do ano (provavelmente, o melhor nacional).

Não por acaso, o sexteto é de Curitiba, cidade que tem revelado uma série de bandas legais (do já consagrado Bonde do Rolê aos novatos do Copacabana Club). O disco foi produzido por Plínio Profeta, que ganhou um Grammy Latino pelo seu trabalho de produção num disco do Lenine e também foi produtor da nossa querida Tiê.

banda gentileza

Com criatividade pra ver as coisas banais com outros olhos, sem cair no clichê, o grupo faz jus ao “valsambolerockaipira” que esta na bio do twitter. Misturar samba, valsa, rock dançante não é pra qualquer um. E mesmo com nuances tão diversas a banda não fica dispersa (/trocadilhoinfame).

As letras são cheias de jogos de palavras, trocadilhos (menos infames que os meus) e metáforas, tudo utilizado de forma muito criativa. “Sem horas” e “sem dores” fãs de Teatro Mágico, não se animem tanto: aqui, esses jogos de palavras fazem muito sentido, soam naturais e nada pretensiosos. No cenário atual, isso é raro (vide os campeões do VMB). Alguns irão comparar com Los Hermanos nos longínquos tempos do Bloco do Eu Sozinho, dizer que é mais do mesmo, mas uma audição mais atenta irá notar que são estilos diferentes. Enquanto no primeiro a melancolia prevalece, na Gentileza o cotidiano é o tema central, tratado de forma simples e leve.

imagem

Merecem destaque “Maior com sétima”, que representa bem o som da bada e a intenção de suas músicas; “Preguiça”, outro samba que eu elegi como a trilha sonora da minha vida esse ano; o ar caipira de “Teu capricho, meu despacho”, que vale a pena pela letra muito bem humorada. “Pia de prédio” é minha preferida e, se eu fosse parte da banda, a escolheria como single.

Para conhecer, esse aqui é o myspace. A banda foi muito gentil (/piadainfame de novo) e disponibilizou o álbum pra download aqui.

Nesse caso, Gentileza gerou gentileza – e um ótimo disco.