Rolling Stones lançam arquivo digital

A melhor banda de rock do mundo está prestes a completar 50 anos de história. Entre reedições, autobiografias, filmes e boatos sobre uma possível turnê comemorativa em 2012, os Rolling Stones lançam um novo site, totalmente voltado para materiais de arquivo do grupo. No www.StonesArchive.com, os fãs poderão comprar (e ouvir) gravações raras, ver antigas fotografias e explorar todo um baú de preciosidades que já acumulam 50 anos de blues, r&b e rock and roll.

O primeiro item colocado à venda é o bootleg The Brussels Affair (também conhecido como Europe 73, Bedspring Symphony ou simplesmente Brussels Affair), feito a partir de gravações transmitidas por estações de rádio da época, agregadas pelo King Biscuit Flower Hour (sindicato que abrangia mais de 300 rádios nos Estados Unidos). Na ocasião, tanto performances feitas na Bélgica quanto em outras localidades foram adicionadas ao disco pirata. Embora os próprios Stones tenham tido a ideia de lançar um álbum ao vivo extraído da turnê européia, o projeto acabou sendo engavetado.

A versão oficial do bootleg foi produzida com as masters do show feito na Forest National, Bélgica, em 17 de outubro de 1973, durante a turnê de divulgação do álbum Goats Head Soup –  e pode ser brevemente conferida no player abaixo. Mick Taylor e Keith Richards (rasgando a voz em “Happy”) estavam no auge, com um eletrizante Mick Jagger dando tudo de si no palco. Bill Wyman e Charlie Watts sustentavam a base de tudo com muita energia e feeling.

Tudo isso pode ser comprado/baixado aqui, por sete dólares. Pra comemorar mais essa boa nova dos Stones, deixo com vocês o áudio do bootleg original, gravado em 17 de outubro de 1973, em Bruxelas. Enjoy.