Satisfaction, 47 anos

O hino da melhor banda de rock do mundo completa 47 anos hoje. A canção composta pela dupla Jagger/Richards e produzida por Andrew Loog Oldham foi gravada nos estúdios RCA em Hollywood, durante uma viagem que a banda fez pela américa do norte, em maio de 1965. “(I Can’t Get No) Satisfaction” foi lançada nos Estados Unidos em 6 de junho de 1965, e incluída no álbum Out of Your Heads lançado, em julho do mesmo ano.

Para simplicar a história, compartilho com vocês um trecho da biografia dos Rolling Stones escrita por Márcio Ribeiro, no site Whiplash:

(…) Mais tarde no mesmo dia, ainda em Clearwater, Keith mostra no violão algo que ele havia criado minutos antes. Ele conta que acordou com o seu gravador de rolo ligado, girando em falso. Não se recordando de ter gravado nada na noite anterior, ele curiosamente procura ouvir o que está na fita. Nela se ouve apenas um riff repetido por alguns segundos e o resto da fita é dele roncando. Keith conclui dizendo que o tema daria um bom folk para ser usado no próximo disco.
Mesmo não vendo o tema como algo comercialmente viável, seu instinto o fez trabalhar bastante na canção e ao chegaram novamente em Chicago no dia 10 de Maio, a canção estava pronta para ser gravada. A versão, oferecia Brian na gaita fazendo o tema principal. Mick Jagger escrevera uma letra com o riff em mente, e a canção passa a ser batizado de “Satisfaction.”
Dois dias depois, já em Los Angeles, gravaram novamente a canção, desta vez, com Keith tocando o tema numa guitarra com fuzz-tone (efeito de um pedal), e Charlie tocando em outro tempo. A música funcionou como nunca, e afora Keith e Mick, todos estavam certos que tinham o próximo hit da banda nas mãos. (…)

Com vocês, o verdadeiro hino do rock and roll, executado no Ed Sullivan Show, em 1966:

  • Nossa! Eu tinha um ano!! Clássico da melhor qualidade, pois!!!