Spoon – Got Nuffin EP

O Spoon estava de férias dos estúdios desde 2006/2007, quando gravou e lançou Ga Ga Ga Ga Ga. O álbum, apesar de não se diferir muito de seus antecessores, compilava excelentes músicas e, além de motivar os organizadores do Festival Planeta Terra a estender sua turnê ao Brasil no ano passado, encantou os fãs, que criaram boas expectativas em torno do lançamento de um novo disco. E aí, justo quando todo mundo estava ansiosíssimo por material novo da banda, os caras fizeram um EP que ensina, passo a passo, como não se deve fazer um EP quanto todo mundo está ansiosíssimo por material novo da sua banda.

spoon

Got Nuffin vazou menos de uma semana antes de seu lançamento, agendado para 30 de junho, mas soa como um daqueles registros que jamais deveriam ter encontrado a luz do dia (/drama). Em seu tracklist, três faixas acrescidas de um remix promocional, ‘Tweakers’, que não melhora a sonoridade das batidas repetitivas e chiadas de sua versão original. ‘Stroke Their Brains’, música de número três, pode ser confundida com uma versão mais crua e abatida de ‘The Ghost of Your Lingers’, o que não faz dela uma canção para ser lembrada ou ouvida com frequência. A menos que o shuffle do seu iTunes conspire contra você.

O nome do EP foi muito bem escolhido, afinal, já que ‘Got Nuffin’ é a salvadora do disco. Tudo parece fluir muito bem nela: A voz rouca de Britt Daniel se encaixa perfeitamente no instrumental denso, que forma uma ótima estrutura para a negatividade das letras – “I’ve got nothing to lose but darkness and shadows; I’ve got nothing to lose but loneliness and patterns’. Dá até pra lembrar de ‘The Delicate Place’, do Gimme Fiction.

Got Nuffin EP aposta na crueza, no desleixo, mas não vinga e morre como um disco vazio demais. Mesmo assim, ainda dá pra recomendar a música título, se você não estiver muito ocupado.

Nota: 2.0/5.0