SWU: Mutantes, os inescapáveis

Sérgio Dias é o Billy Corgan brasileiro. Leva Os Mutantes adiante, mesmo sendo o único integrante remanescente da formação original – Rita Lee foi demitida na década de 1970 para nunca mais voltar e Arnaldo Baptista ficou pouco tempo depois da reunião de 2006.

Mas a vibe dos Mutantes ainda está toda lá. A banda nova – que conta com Bia Mendes, gravidíssima de sete meses, no lugar de Rita – segura o tranco legal. E, verdade seja dita, é difícil estragar um show dos Mutantes em que eles toquem todos os hits.


E foi bem isso que aconteceu no show do dia 9: “Tecnicolor”, “Top Top”, “Minha Menina”, “Balada do Louco”, “Ando Meio Desligado”… mesmo quem nunca tinha ouvido Mutantes na vida sabia cantar, tantas são as covers que o pessoal da MPB fez por aí. Ausências sentidas, só “Ave, Lúcifer” e “Panis Et Circenses”, que seria a viagem lisérgica ideal para começar o show ou então para encerrá-lo.

Conforme a banda alternava entre os trechos de pop, samba e psicodelia, o público acompanhava feliz e cantava junto. Para mim, o show dos Mutantes foi o mais “família” do festival, sem cerveja voando, sem empurra empurra, com todo mundo cantando em português… aquela coisa meio festa de Natal, onde você encontra aquele monte de parentes que não conhece direito, mas se diverte do mesmo jeito. Ou então quando alguém começa a entoar “ela é minha menina, e eu sou o menino dela” num karaokê. Ou você entra no ritmo ou você entra no ritmo. Os Mutantes são inescapáveis.

Sérgio Dias (que tomou choque do microfone, parabéns SWU) disse que a platéia estava mais bonita que Glastonbury. Não sei se estávamos mais bonitos, mas a vibe com certeza era comparável.

Acho até que, se tivessem dado um tempo maior para eles, ninguém teria reclamado. Os Mutantes foram simplesmente melhores do que os quatro shows principais do dia 10, e mereciam sorte melhor. Mas enfim, pelo menos tivemos uma hora para ficarmos desligados, sem nem sentir os pés no chão.

  • Evento brasileiro é isso mesmo: faltou um monte de coisas mas faltar energia elétrica?
    Parabéns para SWU que deu choque no vocalista dos Mutantes. Ri muito aqui. Kkkkkkkk