SWU: virtuosismo e peso marcam passagem do The Mars Volta

Encaixar The Mars Volta entre Los Hermanos e Rage Against The Machine não foi das mais sábias decisões do SWU – mas os olhares de estranhamento que esperavam pelos 2, hm, revivals da noite não intimidaram a banda texana. Pelo contrário. Omar Rodríguez-Lopez e Cedric Bixler-Zavala comandaram um petardo sonoro que deixou muitos ali presentes boquiabertos por horas após o fim da apresentação.

Foto: Carol Zaine

Tocando por cerca de uma hora, o Mars Volta fez um setlist de apenas 6 músicas – que incluiu até, veja bem, um cover de Marianne Faithful. A abertura ficou por conta da urgente e pesada “Cotopaxi”, que chamou a atenção de muita gente que só tava “fazendo hora” até a chegada do RATM. O debut da banda, De-Loused In The Comatorium, ganhou destaque e ocupou metade do set, incluindo a trinca de fechamento, com as geniais “Eriatarka”, “Cicatriz ESP” e “Roulette Dares (The Haunt Of)”.

Único ponto negativo do show foi o elenco reduzido que subiu ao palco. Geralmente com vários músicos e instrumentos, incluindo metais e percussão, a apresentação contou apenas com 5 dos integrantes, que, diga-se de passagem, supriram bem qualquer ausência. Omar e sua guitarra hipnotizaram boa parte da Maeda com um virtuosismo quase exagerado – e que foi muito bem sustentado pela cozinha mais do que competente, composta pelo baixista Juan Alderete e pelo monstro-que-toca-pra-caralho David Elitch, baterista que integra o Mars Volta há quase 2 anos e que se fez ouvir martelando seu instrumento como se não houvesse amanhã. Uma pena que muitos, àquela altura, só quisessem saber de Tom Morello e cia. Pelo menos os (poucos) fãs não se decepcionaram com a mistureba de prog rock, jazz e experimentalismo proporcionada pelo Mars Volta.

8 Comentários para "SWU: virtuosismo e peso marcam passagem do The Mars Volta"

  1. Discordo de muita coisa aí.

    Não sei se era pela minha expectativa exagerada por esse show (o mais aguardado do festival por mim), mas achei muito fria a apresentação da banda. Não sei se por causa da falta de outros instrumentistas, ou seja lá o que foi, mas a energia não foi das maiores.

    A execução das músicas foi ok, mas aqueles improvisos no meio delas eram todos muito parecidos. Chega um tempo que começou a cansar e já era esperado o que eles iriam fazer.

    Mas em todo caso, cantei todas as músicas, pulei nas mais agitadas, e curti o show. Só acho que deixou a desejar.

  2. Essa foi a grande surpresa do SWU. Um dos melhores shows, mesmo escalado para o show mais aguardado do festival, que era o do RATM. Na verdade, tirando a expectativa, os anos de sucesso e tudo mais, achei o show do Mars até melhor do que o do RATM. E o que era aquele baterista??? Agora to na procura desse show para download. Alguém facilitaria isso pra mim???

  3. O show deles foi bom, não entendi o tecladista que subiu no palco (não era o negão de sempre, que tem uma presença maneiraça) e não curti muito a performace do Cedric… Acho que ele não manda tão bem assim nos vocais ao vivo. Em compensação, Omar Rodriguez BRINCOU.

  4. Eu curti o show. Pra caralho. Não sei se era a expectativa (quase fui pra Bs As de fuscão preto na última tour sulamericana deles) ou minha adoração quase que religiosa pela banda, mas o negócio foi do caralho. Reconheço que já tiveram fases muito melhores, tanto em arranjo quanto em composições, mas o resultado final me agradou bastante.. pirei muito em todas e saí felizão.

    Isaiah Ikey Owens, o tecladista negão que tem uma presença maneiraça, diz sentir falta de tocar com o Volta. Não sei se saiu definitivamente da banda ou se tava ocupado com correrias do Free Moral Agents ou sei-lá-o-que. Quem tocou teclado e afins foi o irmão do Omar, Marcel Rodriguez-Lopez; muito menos virtuoso mas o moleque é multi-instrumentista de mão cheia.

    Só acho triste que uma parte da galera não entenda que a quebraceira do TMV é conceitual e não física, formando vários moshpits pentelhos. Mas enfim, cada um cada um..

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