Uma rápida história sobre “My Generation”, clássico do The Who

Uma das canções mais emblemáticas do Rock. Estamos falando de “My Generation”, registrada pelo The Who nas dependências do Pye Studios, em Londres, no dia 13 de outubro de 1965. Depois de dois takes “normais”, o empresário da banda, Kit Lambert, sugeriu que Roger Daltrey refizesse os vocais simulando uma gagueira, tendo como referência os jovens sob efeito de speed (apesar da esforçada interpretação do vocalista, a BBC se recusou a tocar a canção, com medo de ofender os gagos de verdade).

Uma das passagens mais marcantes da música é, sem dúvida, o solo de John Entwistle – que optou pelo modelo Fender Jazz Bass para as sessões em questão. Graças a Entwistle, o instrumento, que ainda era novidade no mercado, acabou entrando definitivamente para a história do Rock, até então com poucos registros destacando solos de contrabaixo.

John Entwistle

Embora tenha se tornado o maior sucesso do grupo nas paradas europeias, o single nunca superou o Top 40 dos Estados Unidos. Outra curiosidade é a controversa frase “I hope I die before I get old”, escrita pelo baterista Keith Moon, e não pelo compositor Pete Townshend, como muita gente pensa.

Keith Moon

“My Generation” consta na 11ª posição das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Já entre os 100 grandes clássicos do Rock listados pela VH1, a faixa figura no 13º degrau.

Talvez nem o próprio Pete Townshend, ao compor a música inspirado nos Mods, “rebeldes” e “incompreendidos pela sociedade”, imaginasse que a frase “Talkin’ ‘bout my generation” fosse tão longe. Em todo caso, nós agradecemos.

Fonte: Degenerando Neuronios

  • Pero

    TUMDUNNN DUNDIRINDUNDINNNN DIRINDUDUNNNNN! mestre!

  • Mateus Paul

    Ver a performance deste tema no Marquee Club é de arrepiar.

  • adoro o momento gagueira.
    assisto VH1 de vez em quando; é que dificilmente naquela droga de canal passa clipes – se não é realitys, é filme manjado (e ainda peca pelo excesso de comerciais)!

  • Vinícius Massolar

    Muito bom!! Não sabia que tinha sido Keith o escritor daquela parte!

  • Poisé, olha que eu ja ia dizer que o Pete é um mentiroso!
    rihirhihri

  • Leocádia Joana

    Foi nessa música que o Pete cantarolou que não queria viver mas de 30 anos? K coisa, não?!