Vanguart – Multishow Registro (DVD)

Nós acompanhamos boa parte do desenvolvimento desse projeto, desde sua fase inicial (quando conversamos com Hélio Flanders, vocalista do Vanguart), passando pela gravação do registro até a coletiva de imprensa de lançamento do DVD ao vivo, que ganhou uma edição mais curta em CD.

Em Vanguart: Multishow Registro, a banda apresenta velhas conhecidas do público (lançadas em 2007, no primeiro disco “de verdade” dos Vangs), canções inéditas e até um cover de ‘O Mar’, do Dorival Caymmi, ídolo de Flanders e falecido quatro meses antes dessa garvação. O quinteto fez uma seleção de 21 canções, introduzida em português com ‘Para Abrir os Olhos’. A pouca animação do público nesta e na maioria das outras canções explica-se pela seleção da platéia, composta apenas por convidados da banda e jornalistas.

A sequência é dada por ‘Just To See Your Blue Eyes See’ e, logo, aparece mais uma história a ser contada e cantada: ‘Miss Universe’, que mostra dois talentos raríssimos do Vanguart: O dom de estruturar suas melodias de folk rock em letras realmente geniais (mesmo que, as vezes, nonsense) e ter sucesso ao dividi-las em quatro ótimas vozes – algo que deveria ser mais explorado, aliás.

‘Hemisfério’, uma ótima música de amor, é a primeira das três do registro a usar os recursos do quarteto de cordas de Curitiba, que fez um bom trabalho na música inédita. A sempre-em-ascenção Mallu Magalhães, namorada de Flanders na época, também foi convidada para se exibir no show, fazendo um dueto apaixonante com o então namorado em ‘The Last Time I Saw You’. Quem não dava muito pela participação da cantora mirim, como eu, se surpreeendeu ao ve-la se tornando peça fundamental no momento mais emocionante da apresentação.

O vídeo acima é uma gravação feita no dia do show do DVD, e não uma imagem extraída dele.

‘Cachaça’ vem para reascender o fogo da banda, que volta ao palco por inteiro para, mais uma vez, ver a iluminação em leds e a árvore desenhada em estilo vanguardista (he) que enfeitam o show voltarem-se para suas costas.  ‘Entre Ele e Você’, outra das cinco inéditas, forma um par perfeito com a rosa vermelha da guitarra de Hélio.

‘Los Chicos de Ayer’  é uma das minhas favoritas desde a primeira vez que ouvi o homônimo da banda, em 2007. Talvez por ter me surpreendido ao pronunciar – com orgulho e com um grupo vocal lindíssimo – “South America”, algo que não se houve com frequencia de bandas sul-americanas.

‘Robert’, outra do time de inéditas, fica marcada na cabeça do ouvinte, mesmo não se distanciando do que se conhece do Vanguart, tendo apenas a participação de Arthur de Faria no acordeão como um diferencial. A faixa seguinte é embalada como os hinos oitentistas que se vê em bailes de filmes americanos, daqueles que são dançados juntinhos. Nela, o teclado, o cello e os violinos formam os acordes mais penetrantes do DVD. O negócio teria ficado ainda melhor se a voz grave de Reginaldo Lincoln (baixo) tivesse participado da música. De qualquer forma, o cara aparece cantando em ‘Beloved’ e fica todo certo.

Passadas mais inéditas, inclusive a groovy ‘Mexico Dear Blues’, surgem as famosíssimas ‘Hey Yo Silver’ e ‘Semáforo’ (single desconcertantemente pop dos Vangs) para finalizar a gravação em ritmo de comemoração, de missão cumprida. Multishow Registro: Vanguart termina como um DVD que todos devem (ou deveriam) assistir.

Nota: 4.5/5

  • roberta

    to loca pra sair logo esse cd . hoje eles vao tocar duas vezes na virada cultural já pela turne da multishow registro

  • bruno

    a falta de animação da platéia se deve à mixagem de som, caro alex. estive na gravação do dvd e o público estava bem alegre e cantando todas as músicas, o som da banda é que estava bem baixo. não fui convidado por ninguém da banda à época para ir lá. e quanto ao fato de mallu magalhães estar namorando com hélio na época, essa notícia é inverídica, tanto que o clima de gravação de last time i saw you foi bem tenso, pois na época havia estourado a notícia do namoro dela com o camelo, e eles (helio e mallu) haviam terminado. se informar mais nem sempre dói.

  • Bruno, as informações sobre o público foram adquiridas através da própria assessoria do Multishow, além de confirmadas com a nossa presença no show.

  • Breno

    Então devo dizer que a assessoria do Multishow e a presença de vocês foi imcompleta, pois o namoro dos dois (que aliás nunca foi confirmado por nenhuma das partes na mídia até o final do mesmo) já havia acabado, tanto que na gravação do DVD o clima foi bem pesado, como já bem disse o Bruno anteriormente. Prova disso é esse post no fotolog da Vanguart (http://www.fotolog.com.br/vanguart/22127306), acredito eu que feito pelo próprio Hélio, algum tempo depois da gravação.
    Qualquer um com o mínimo de noção metafórica do post pode entender que tudo já havia acabado na época.
    É, se informar não faz tão mal assim.

  • Breno

    Incompleta*, me perdoe.