Vocalista do MGMT fala sobre o novo álbum do grupo

Entre os lançamentos mais esperados de 2010, com certeza figura o segundo álbum do MGMT. O aguardado sucessor de Oracular Spetacular já está devidamente gravado e mixado. Quem soltou a informação foi o próprio Andrew Vanwyngarden – vocalista do duo surgido no Brooklyn -, em interessante entrevista para a publicação Spin.

O álbum, que deve ser lançado em algum momento entre março e maio, terá o nome de Congratulations e, de acordo com o vocalista da dupla, “Ele [o disco] definitivamente irá chocar as pessoas”. Perguntado um pouco mais sobre esse foco que o novo trabalho terá, Andrew ainda acrescenta: “[O que surpreenderá as pessoas será] A honestidade contida no disco; ele está com um ar triste. De um jeito estranho, é como se fosse um disco de soul. Além de termos uma faixa instrumental, chamada “Lady Dada’s Nightmare.””

Na minha opinião, o que mais deve surpreender em Congratulations é a influência mais escancarada que o surf conquistou na vida de Andrew – boa parte do CD foi gravado em Malibu, onde o frontman do MGMT começou a surfar e ficou muito fascinado com a experiência. Tanto que declarou que o esporte teve influência nas gravações: “Há uma música chamada “Siberian Breaks”, e ela tem uns 12 minutos de duração. É como se fosse umas 8 músicas em uma só, e ela é basicamente sobre surfar no Círculo Ártico da Rússia.”

A prova de fogo da dupla nova-iorquina também foi gravada no apartamento que a dupla mantém no Brooklyn, onde Andrew e Ben Goldwasser testaram suas habilidades como produtores. Dave Fridmann, produtor de Oracular, e Sonic Boom também ajudaram no processo que resultou no surgimento de Congratulations – o disco que provavelmente definirá a banda como uma dupla cheia de talento, ou simplesmente um hype passageiro que não aguentou a pressão do temível segundo disco. Espero que seja a primeira opção.