White Stripes não entra no livro dos recordes por causa de seu show de uma nota só

Cerca de cinco anos atrás, o White Stripes resolveu fazer um show de uma nota só em Newfoundland, no Canadá. E, surpreendemente, eles tocaram apenas uma nota e deixaram o palco. Houve quem duvidasse que isso realmente ocorreria quando o show foi divulgado, mas o fato deles fazerem exatamente o prometido levou o público à loucura.

Aparentemente, a intenção da banda era ganhar um lugar no livro dos recordes com o menor show do mundo – o que não aconteceu. De acordo com a Rolling Stone, a falta de uma resposta da Guinness World Records gerou frustração em Jack White, que disparou sem dó: “O Guinness Book é uma organização elitista, não tem nada de científico no que eles fazem. Acho que eles acharam que ter o recorde de menor show do mundo não era tão interessante como ‘o homem que tem a maior coleção de saleiros’ ou coisa assim. Não sei como eles decidem isso, mas, você sabe, eles são os donos do livro.”

Realmente seria interessante ter o show no livro mas, convenhamos, não é um daqueles recordes pelos quais as pessoas se interessariam por quebrar – até porquê seria muito fácil. O que realmente foi um diferencial para a banda foi a criatividade e atitude – e não algo que exija muito esforço ou trabalho.

O White Stripes pode não estar no livro dos recordes, mas tem seu lugar garantido na história da música. E esse show serve pra alimentar ainda mais o culto em torno da banda. Confira na íntegra a apresentação de uma nota só do White Stripes:


[UPDATE – 17/05/2012]

Procurada pela NME, a Guinness World Records respondeu à reclamação do cantor. De acordo com eles, o White Stripes de fato foi reconhecido pela entidade por causa de seu show uma nota só. No entanto, isso gerou uma grande quantidade de solicitações de bandas que clamavam pelo recorde de menor show. Os resultados apresentados por cada banda eram difíceis de serem medidos objetivamente, e é complicado chamar uma simples aparição de uma banda de show.

A própria natureza da competição de fazer menor “qualquer coisa” acabou forçando a Guinness World Records a eliminar os recordes desse tipo, tais como menor música, menor poema, e claro, menor show.

Por fim, a entidade fez uma provocação. Disseram que muitos de seus membros são fãs de Jack White e ficariam extremamente satisfeitos se o cantor tentasse quebrar um dos outros 40 mil recordes que fazem parte da base de dados deles.

  • amandita

    VRAAAAAAAAAAAA na cara do Jack White.

  • …e a galera num tacou ovo pôdre não?