Fonografando #1: o indie nacional no centro das atenções

A música independente nacional pode estar vivendo o seu auge. A cada dia que passa, bandas brasileiras estão entendendo melhor a lógica da produção independente, sem contar que um circuito de coletivos e festivais têm favorecido a projeção de novidades musicais de todo canto do país a todo momento.

A coluna Fonografando promete trazer ao trazer ao leitor do Move that Jukebox! o que está rolando de mais novo e interessante nesse crescente universo do independente nacional.  As atualizações ficarão por minha conta e acontecerão semanalmente, toda sexta-feira.

Fim das apresentações, hora de fonografar.

O folião do Móveis Coloniais de Acaju – O seu carnaval acaba de ficar um pouco mais legal. Os Móveis divulgaram ontem eu seu site oficial uma versão carnavalesca para “Adeus”, música que introduz o C_mpl_te, aclamado segundo disco da banda. A ideia, que parece ter surgido de uma brincadeira no programa Lobão ao Mar, da MTV, ganhou até um vídeo promocional, gravado nos estúdios da Trama. Confere aí:

É claro que a divulgação do Adeus de Carnaval obedeceu à lei do download gratuito, que o Móveis Coloniais de Acaju sabiamente defende desde o seu primeiro lançamento – então clique aqui e baixe agora.

Nevilton é a banda da vez no Compacto.Rec – Falando em download gratuito, o Nevilton, power trio paranaense apontado por n blogs como uma das maiores promessas para o indie nacional em 2010, finalmente lançou o seu primeiro EP. E não podia ter começado melhor: Pressuposto vem com o selo Fora do Eixo Discos e é a bola da vez no Compacto.Rec, plataforma de lançamento do Circuito Fora do Eixo que já colocou oficialmente na rede produções de bandas como Madame Sattan, Porcas Borboletas e Johnnny Suxxx and the Fucking Boys. Pressuposto está recheado de cinco músicas que traduzem o que conhecemos como indie rock da forma mais brasileira possível.

Acesse o site do Compacto.Rec faça a festa.

O maior festival em rede da América Latina – No começo do post, falei que a música independente nacional pode estar vivendo o seu auge e isso deve estar acontecendo porque fevereiro é mês de Grito Rock. Mais de 70 cidades espalhadas pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia organizam edições locais do festival, cuja idéia original vem do Espaço Cubo, de Cuiabá (MT). O site oficial do Grito Rock traz informações sobre o que rolou e ainda vai rolar em todo o país. De Rio Branco, no Acre, a Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a música independente circula feito água – isso quer dizer que você não tem desculpa. Cheque a mega agenda do festival e vá pro rock.

Superguidis em alta – O Move já anunciou há umas duas semanas, mas esta coluna precisa reforçar. Não fosse o bom humor está entre o que de melhor o indie brazuca nos apresentou em 2010. Vindos do sul e com quase oito anos de estrada, o Superguidis tem tudo para explodir neste ano. São quatro caras loucos por Pavement e Sonic Youth mostrando que, em tempo de sintetizadores e firulas mais, o (indie) rock de garagem continuará nos proporcionando boas surpresas por um bom tempo.

O primeiro post do Fonografando termina aqui e sexta que vem tem mais. Aguardamos o seu feedback via comentários!

Hick Duarte é fotógrafo e estudante de Jornalismo em Uberlândia, Minas Gerais. Por lá integra o núcleo de comunicação do Coletivo Goma – Cultura em Movimento e mantém o website Fiesta Intruders. Viaja pelo país cobrindo os principais festivais de música independente e é responsável por um blog totalmente dedicado à música independente nacional no Portal MTV, o Indiescópio. Um pouco mais além disso está no www.hickduarte.net

<object width=”425″ height=”344″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/vCcmEwSmNmc&hl=pt_BR&fs=1&”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/vCcmEwSmNmc&hl=pt_BR&fs=1&” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”425″ height=”344″></embed></object>